O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (12/10) com ministros, por videoconferência, sobre a operação para retirar um grupo de 28 brasileiros da Faixa de Gaza, que está sendo bombardeada por Israel após a invasão do grupo fundamentalista islâmico Hamas em território israelense, no sábado (7/10).
O encontro virtual teve início às 9h30, segundo a agenda oficial do presidente, e a situação no Oriente Médio foi um dos temas. O governo brasileiro tenta organizar a retirada do brasileiros de Gaza pela fronteira terrestre com o Egito, na cidade de Rafah. A operação depende, porém, da autorização do governo egípcio e de uma trégua nos bombardeiros à cidade, que já foi atacada pelo menos duas vezes por Israel.
- Terceiro voo decola de Israel com 69 brasileiros repatriados
- Brasil convoca nova reunião do Conselho de Segurança contra a guerra
- Israel diz que não terá luz ou água em Gaza até que reféns voltem para casa
Segundo o Planalto, o governo trabalha no momento para reunir a documentação dos brasileiros e dos ônibus que serão usados no transporte do grupo até a fronteira. "Para garantir a segurança do deslocamento até a fronteira e informar autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário em que o ônibus faria esse trajeto", disse, em nota.
Corredores humanitários
A avaliação atual é que a repatriação depende da criação de um corredor humanitário na fronteira para retirada de civis, o que será discutido amanhã (13/10) em reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) convocada pelo Brasil, que preside o grupo neste mês. Portanto, é improvável que o resgate ocorra antes dessa reunião.
Participaram do encontro os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), além de Celso Amorim (Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República) e Marco Aurélio Marcola (Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br