Guerra

Guerra Israel/Hamas: 11 funcionários e 30 estudantes da ONU morrem em Gaza

Entre os mortos estão cinco professores, um ginecologista, um engenheiro, um conselheiro e três membros do pessoal de apoio

Uma equipe de resgate passa por corpos cobertos no kibutz Beeri, perto da fronteira com Gaza, local de uma infiltração de militantes palestinos no fim de semana, em 11 de outubro de 2023. -  (crédito: MENAHEM KAHANA / AFP)
Uma equipe de resgate passa por corpos cobertos no kibutz Beeri, perto da fronteira com Gaza, local de uma infiltração de militantes palestinos no fim de semana, em 11 de outubro de 2023. - (crédito: MENAHEM KAHANA / AFP)
postado em 11/10/2023 17:09

Ao menos 11 funcionários e 30 estudantes de centros educacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) morreram na Faixa de Gaza, desde os ataques lançados pelo grupo Hamas no último sábado (9/10). A informação foi confirmada pelo porta-voz da organização, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (11/10).

Os funcionários atuavam na Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA). Entre os mortos estão cinco professores, um ginecologista, um engenheiro, um conselheiro e três membros do pessoal de apoio, enumerou em um comunicado a vice-diretora da agência, Jennifer Austin.

"A UNRWA lamenta estas perdas e está de luto, juntamente com nossos colegas e as famílias. O pessoal da ONU e os civis devem ser protegidos a todo momento durante o conflito. Pedimos o fim dos combates para evitar que mais vidas civis sejam perdidas", disse Jennifer Austin.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também pediu proteção aos civis e respeito ao direito internacional humanitário. "Cerca de 220.000 palestinos estão refugiando-se agora em 92 instalações da UNRWA em toda Gaza", detalhou, acrescentando que as instalações, hospitais, clínicas e escolas da ONU, "nunca devem ser atacados".

O número de palestinos mortos desde o início do confronto entre Hamas e Israel subiu para 1,1 mil, informou o Ministério de Saúde do Hamas, que governa a Faixa de Gaza, nesta quarta-feira.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação