CONFLITO

"Relatos são de três brasileiros", diz porta-voz de Israel sobre reféns

Jonathan Conricus revelou ao Correio que os reféns brasileiros têm dupla nacionalidade — israelense e brasileira

Entre os reféns israelenses estão mulheres, crianças, homens, idosos e bebês e pessoas com necessidades especiais -  (crédito: Ahmad AL-RUBAYE/AFP)
Entre os reféns israelenses estão mulheres, crianças, homens, idosos e bebês e pessoas com necessidades especiais - (crédito: Ahmad AL-RUBAYE/AFP)
postado em 11/10/2023 10:34 / atualizado em 11/10/2023 11:22

Na manhã desta quarta-feira (11/10), Jonathan Conricus, porta-voz internacional das Forças de Defesa de Israel (IDF), revelou que existem brasileiros entre as pessoas que estão reféns do grupo fundamentalista islâmico Hamas. Em entrevista ao Correio, ele indicou que existem "relatos não confirmados de que são três brasileiros".

Segundo Conricus, os cidadãos são israelenses, mas têm dupla nacionalidade — israelense e brasileira. Além dos brasileiros, entre os reféns estão mulheres, crianças, homens, idosos e bebês e pessoas com deficiência e haveria ainda um sobrevivente do Holocausto.

Conricus afirmou ainda que Israel está comprometido em devolver os cidadãos e os militares israelenses a Israel e em responsabilizar o Hamas pelo sequestro. "Como não se trata apenas de israelenses, mas de muitas outras nacionalidades envolvidas, isso é um ataque ao mundo livre. Não apenas a Israel. É como o mundo deveria ver isso. Tenho relatos não confirmados de que são três brasileiros", disse. 

  • Jonathan Conricus, porta-voz internacional das Forças de Defesa de Israel (IDF)
    Jonathan Conricus, porta-voz internacional das Forças de Defesa de Israel (IDF) Rodrigo Craveiro/CB/D.A Press

O Itamaraty confirmou que recebeu a informação do governo israelense sobre os brasileiros que estão sendo reféns pelo Hamas na Faixa de Gaza, mas que ainda buscam confirmar as informações.

"Estamos procurando verificá-la (a informação), mas não temos ainda a confirmação de que existiria algum refém com nacionalidade brasileira. Ou de uma pessoa entre reféns com nacionalidade brasileira. Estamos buscando essa confirmação", declarou o secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, durante coletiva de imprensa nesta quarta.


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação