Itália

Prada vai ajudar a criar trajes espaciais para astronautas da Nasa

A Axiom Space fechou uma parceria com a Prada para o desenvolvimento dos trajes espaciais para a missão Artemis III, que vai levar novos astronautas à Lua

luva traje espacial -  (crédito: Axiom Space)
luva traje espacial - (crédito: Axiom Space)
Danielle Cassita - CanalTech
postado em 10/10/2023 14:11

A Prada, prestigiosa marca de moda da Itália, é a nova parceira da Axiom Space para o desenvolvimento dos trajes espaciais para a missão Artemis III, que vai levar novos astronautas à Lua. Segundo um comunicado da empresa, a Prada vai colaborar para o desenvolvimento de material para os trajes, bem como seus projetos.

Foi no ano passado que a NASA revelou que a Axiom Space foi escolhida para trabalhar nos trajes espaciais da missão. Para isso, a agência espacial fechou um contrato com a empresa, que inclui o desenvolvimento do traje espacial e de sistemas de apoio para caminhadas na Lua. Agora, a Axiom Space vai contar com o apoio da italiana para o projeto.

Protótipo de traje espacial AxEMU, revelado ano passado pela Axiom Space (Imagem: Reprodução/Axiom Space)

"A expertise técnica da prada com materiais brutos, técnicas de fabricação e conceitos inovadores de design vai trazer tecnologias instrumentais avançadas para garantir não apenas o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também os fatores humanos muito necessários, ausentes nos trajes espaciais antigos", declarou Michael Suffredini, CEO da Axiom Space.

De acordo com o comunicado, os engenheiros da Prada vão trabalhar junto das equipes de sistemas da Axiom Space. Assim, eles vão acompanhar o processo do design, do desenvolvimento de soluções para materiais e características necessárias para proteger os astronautas dos desafios do espaço e da Lua.

Para criar os novos trajes, a Axiom Space planeja "fornecer flexibilidade maior, mais proteção para resistir ao ambiente agressivo e ferramentas especializadas para a exploração e oportunidades científicas". A missão Artemis III tem lançamento programado para 2025, mas pode ser adiada para 2026 se o veículo Starship, da SpaceX, sofrer mais atrasos até ficar pronto.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br