Um homem de 60 anos foi preso na sexta-feira (29/9) como parte da investigação que apura a árvore derrubada no Reino Unido, que era considerada um Patrimônio da Humanidade, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Anteriormente, um adolescente de 16 anos havia sido preso, mas foi liberado pela polícia.
A população da região amanheceu surpresa na quinta-feira (28/9) ao perceber o corte na árvore de Sycamore Gap, que tinha mais de duzentos anos e ficava próxima à Muralha de Adriano (Hadrian's Wall) — construída na época do Império Romano para impedir a invasão dos bárbaros.
Além disso, em 2016, foi eleita "árvore do ano", e apareceu no cinema no filme Robin Hood de Kevin Costner, em 1991.
As investigações
A polícia de Northumbria investiga o que classificou como "ato de vandalismo deliberado". A polícia revelou ainda a soltura do adolescente, até então apontado como principal suspeito, "à espera de novas investigações", bem como a prisão do homem de 60 anos.
"Espero que essa segunda prisão demonstre que levamos a situação a sério, e nosso compromisso de encontrar os responsáveis e levá-los ante a Justiça", declarou Rebecca Fenney-Menzies, policial de Northumbria, em um comunicado.
Andrew Poad, um dos líderes do National Trust, que administra sítios do patrimônio no Reino Unido, assegurou à BBC que a árvore está "sadia" e que é possível que volte a crescer.
*Com informações da Agence France-Presse
Saiba Mais
-
Flipar Lobo-Guará é visto em pleno centro de Caçapava
-
Flipar As cidades mais baratas para se viver no Brasil
-
Esportes Pré-Olímpico de vôlei masculino: Brasil vence Catar por 3 sets a 0
-
Mundo Homem morre após baleia atingir barco na Austrália
-
Diversão e Arte Após término, Luísa Sonza muda letra de 'Chico': "É só um nome"
-
Mundo Papa Francisco nomeia 21 novos cardeais incluindo cinco latino-americanos