Um explorador americano que estava preso na terceira caverna mais profunda da Turquia há mais de uma semana foi resgatado e levado a um lugar seguro, de acordo com a Federação Turca de Espeleologia.
Dickey foi retirado da caverna às 00h37 de terça-feira no horário local (18h37 de segunda-feira, 11/09, no horário de Brasília).
Carl Heitmeyer, da Equipe de Resposta Inicial de Nova Jersey, confirmou à BBC News que o espeleólogo foi resgatado.
Mais de 150 pessoas participaram dos esforços para salvar o espeleólogo depois que ele teve problemas de estômago na caverna Morca em 2 de setembro.
Profissionais envolvidos na operação dizem que esse foi um dos maiores e mais complicados resgates subterrâneos já realizados.
O ponto mais baixo da caverna da Morca fica quase 1,3 km abaixo do solo.
Dickey coliderava uma equipe para mapear uma nova passagem na caverna quando começou a sofrer de sangramento gastrointestinal.
Sua condição melhorou depois que ele recebeu uma transfusão de sangue ainda na caverna. Ele foi então amarrado a uma maca e carregado lentamente.
A operação envolveu a passagem por túneis rochosos estreitos e o uso de explosivos para liberar o caminho em alguns pontos, de acordo com a CBS, parceira da BBC nos Estados Unidos.
Equipes de resgate de vários outros países, incluindo Croácia e Hungria, voaram para a Turquia para ajudar na operação.
A noiva de Dickey, Jessica Van Ord, também participou. Ela permaneceu na caverna com ele durante tratamentos de saúde, mas depois saiu.
Na noite de quinta-feira (07), em uma mensagem de vídeo filmada de dentro da caverna, Dickey agradeceu àqueles que estavam tentando resgatá-lo.
“A resposta rápida do governo turco para obter os suprimentos médicos de que preciso, na minha opinião, salvou a minha vida”, disse ele. "Eu estava muito perto do limite."
Dickey, de 40 anos, natural de Nova Jersey, é considerado um espeleólogo experiente, com mais de 20 anos de trajetória.
Ele é instrutor da Comissão Nacional de Resgate em Cavernas dos EUA há 10 anos, ministrando aulas de resgate em cavernas. Ele também está listado como Coordenador do Programa de Intercâmbio Internacional do órgão em seu site.
Ele coliderava a expedição à caverna Morca desde o final de agosto, segundo o Serviço Húngaro de Resgate em Cavernas, que tem auxiliado na operação.