Maracatus, afoxés, samba-reggaes e outras vertentes da cultura afro-brasileira coloriram as ruas de Paris, na França, com muita musicalidade e dança na 22ª edição da Lavagem da Madeleine, no último final de semana, dias 7, 8, 9 e 10 de setembro. O evento, considerado o maior movimento cultural afro-brasileiro realizado na Europa, teve a intenção de promover a paz entre as religiosidades com encontro entre representantes da Igreja Católica e do Candomblé. O grande cortejo ocorreu no último domingo (10/9), pelas ruas de três bairros parisienses, saindo da Praça da República até a Igreja de "La Madeleine". O cantor baiano Carlinhos Brown foi uma das principais atrações do dia e arrastou uma multidão de pessoas durante o desfile.
- Artista transforma papelão em obras de arte e mostra realidade das periferias do Recife
- Artesão pernambucano reproduz obras de arte em renda renascença
- Carnaval de Pernambuco é reconhecido como manifestação da cultura nacional
A data coincidiu com a culminância do Encontro Internacional de Maracatus em Paris, que além do intercâmbio cultural, promoveu oficinas de dança, percussão e canto. As oficinas foram conduzidas pelo Mestre Chacon Viana (Maracatu Nação Porto Rico), pela bailarina Dadinha Gomes (Nação Pernambuco) e pelo bailarino Paulo Queiroz (Grupo Afro Raízes). Em Paris existe uma nação de maracatu chamada Oju Obá, fundada há 20 anos.
“Ontem foi um dia muito legal. Além de ter tido um calor enorme, teve o calor do Brasil. A lavagem coincidiu justamente no Encontro de Maracatus aqui em Paris. O cortejo foi lindo. Teve afoxé, maracatu, escola de samba, samba-reggae e encerrou com Carlinhos Brown com um show de mais de três horas no trio elétrico. De todos os anos que participei da lavagem, posso dizer que esse foi o ano que teve mais gente. Dançar maracatu em plena Paris é uma sensação indescritível. É lindo demais ver o nosso país sendo reverenciado em terras europeias. Foi lindo cada segundo”, disse o pernambucano Paulo Santos, que mora há 16 anos na França.
Sobre a Lavagem
A Lavagem da Madeleine foi criada há 22 anos pelo baiano Roberto Chaves, conhecido como “Robertinho”. A inspiração veio da tradicional “Lavagem do Bonfim”, realizada dias antes do carnaval de Salvador. Ela atrai milhares de pessoas em grande evento na Praça da Concórdia, em Paris. Este ano, foram mais de 60 mil pessoas. Além do cantor Carlinhos Brown, já estiveram no evento os artistas Daniela Mercury, Margareth Menezes, Mariene de Castro, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Preta Gil. O evento é realizado pelo Brasil Onire Lavage de La Madeleine e Ministério da Cultura (MinC), através da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris.
Saiba Mais
-
Mundo O trem blindado com que Kim Jong-un pretende chegar à Rússia
-
Mundo 'Agro do futuro' tem lavouras resistentes a secas - e sem uso de combustíveis fósseis
-
Mundo Brasileiro foragido nos EUA é chamado de "monstro" por promotora
-
Mundo 11 de setembro: repórter relembra transmissão ao vivo de queda da 1ª torre
-
Mundo iPhone 15: 3 polêmicas e curiosidades do novo lançamento da Apple