As forças ucranianas fizeram "progressos notáveis" contra as tropas russas em sua ofensiva no sul nos últimos dias, disse a Casa Branca nesta sexta-feira (1º).
Questionado sobre as críticas ao escasso avanço das tropas ucranianas nas zonas do sul do país ocupadas pela Rússia desde que iniciaram sua "contraofensiva" há três meses, o porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, admitiu que foram mais lentos do que Kiev esperava.
- Lula volta a defender fim da guerra na Ucrânia: 'mentalidade obsoleta'
- A guerra contra a Ucrânia voltada para a Rússia
"Dito isto, notamos nas últimas 72 horas progressos notáveis por parte das Forças Armadas ucranianas naquela linha sul", disse Kirby à imprensa.
"Obtiveram sucesso contra a segunda linha de defesa russa", completou.
Os analistas ocidentais afirmam que as forças ucranianas conseguiram penetrar nas linhas russas ao longo de vários quilômetros entre Robotyne e Verbove, na região de Zaporizhzhia.
O objetivo de Kiev é avançar diretamente para o sul, em direção ao Mar de Azov, cortando o acesso terrestre de Moscou à Crimeia ocupada. As forças russas criaram, no entanto, barreiras amplas e profundas em todo o terreno, incluindo armadilhas para tanques e campos minados, para conter o avanço do inimigo.
"Todos vimos críticas de funcionários anônimos, o que francamente não ajuda" no esforço da Ucrânia no campo de batalha, disse Kirby.
"Nenhum observador objetivo desta contraofensiva pode negar (...) que fizeram progressos agora", insistiu.
Saiba Mais
-
Mundo Mohamed Al Fayed, empresário e ex-dono do Fullham, morre aos 94 anos
-
Mundo Peixe ou rosto fantasmagórico? As fotos vencedoras de prêmio sobre vida selvagem
-
Mundo Vídeo mostra fenômeno raro registrado por pilotos dos Estados Unidos
-
Mundo A americana que bateu recorde de mullet mais longo do mundo
-
Mundo Motorista é flagrado levando touro de 1 tonelada em carro de passeio
-
Mundo Alfredo Ballí, o assassino mexicano que inspirou o personagem Hannibal Lecter