Estados Unidos

Caçada a brasileiro mobiliza policiais da Pensilvânia

Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua por assassinar a ex-namorada a facadas, em 2021, e fugiu da penitenciária do condado de Chester

Câmera de segurança mostra a fuga de Danilo Cavalcante, escalando a parede da prisão  -  (crédito: Departamento de Polícia do Condado de Chester )
Câmera de segurança mostra a fuga de Danilo Cavalcante, escalando a parede da prisão - (crédito: Departamento de Polícia do Condado de Chester )
Correio Braziliense
postado em 07/09/2023 06:05

A foto do brasileiro Danilo Souza Cavalcante, 34 anos, estampa o cartaz de "Procurado" pelo US Marshals, o serviço de delegados dos Estados Unidos. Pela recaptura do acusado de assassinar a ex-namorada Deborah Brandão a facadas, em abril de 2021, a polícia do condado de Chester, no estado da Pensilvânia, oferece uma recompensa de US$ 20 mil (cerca de R$ 100 mil). "Cavalcante também é procurado por um homicídio no Brasil. Ele é um cidadão brasileiro fluente em portugês e espanhol", afirma o texto.

Condenado à prisão perpétua, Danilo fugiu do presídio no mesmo condado em 31 de agosto passado. As autoridades divulgaram um vídeo mostrando o prisioneiro escalando o muro da cadeia, "como um caranguejo", durante o banho de sol. O mesmo método de fuga foi utilizado, em maio, por outro detento, Igor Bolte.

Na quarta-feira (6/9), a polícia aumentou os esforços para encontrá-lo, o que provocou o fechamento de escolas e o pedido de reforço da segurança em uma área da cidade da Filadélfia.

Flagrante

Danilo foi visto pela última vez na noite de segunda-feira (4/9) em imagens de vigilância de um jardim botânico — normalmente aberto ao público, mas fechado ontem — no bairro de Kennett Square, oeste da Filadélfia, também na Pensilvânia.Por questões de segurança, dois bairros escolares da região decidiram encerrar as atividades de suas escolas na terça-feira.

A decisão foi mantida nesta quarta-feira. "Estão lidando com alguém que está desesperado e não quer ser pego", alertou o tenente-coronel da polícia da Pensilvânia, George Bivens. As autoridades alertaram que os agentes têm autorização para usar a força letal, se necessário.

A Promotoria do Condado de Chester pediu aos moradores que tranquem suas portas, vigiem seus carros e outros pertences e permaneçam atentos, enquanto "centenas de policiais trabalham incansavelmente com helicópteros, drones e unidades caninas para localizar o fugitivo". O FBI (Polícia Federal americana) e as patrulhas alfandegárias dos Estados Unidos enviaram unidades para reforçar a busca. Existe o temor de que Danilo possa tentar um retorno ao Brasil.

A polícia da Pensilvânia utiliza uma tática psicológica para forçar uma rendição do foragido. Viaturas e helicópteros reproduzem um áudio da mãe de Danilo. Na gravação, em português, ela pede que o filho se entregue imediatamente.

"Desesperado como ele deve estar, talvez ele mude de ideia ao ouvir sua mãe lhe dizendo para se render, que sua família se preocupa com ele. Talvez seja isso que o coloque no limite, onde podemos conseguir uma rendição pacífica", afirmou Robert Clark, agente da US Marshals.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação