Estados Unidos

Vídeo mostra fenômeno raro registrado por pilotos dos Estados Unidos

Essa ocorrência parecida com relâmpagos é conhecida como "fogo de santelmo" e foi flagrado durante preparação para a chegada de furacão na Flórida

Pilotos capturam imagens de fenômeno raro no céu -  (crédito: Reprodução/Base Aérea MACDILL VIA X)
Pilotos capturam imagens de fenômeno raro no céu - (crédito: Reprodução/Base Aérea MACDILL VIA X)
Nathallie Lopes*
postado em 01/09/2023 20:19

Pilotos da Base Aérea MacDill, em Tampa nos Estados Unidos, registraram imagens raras de descargas elétricas semelhantes a raios, captadas pelas janelas da cabine de comando. O fenômeno é conhecido como fogo de Santelmo e ocorreu na última segunda-feira (28/8).

Essas ocorrências não causam danos às aeronaves e nem oferecem riscos aos passageiros. Na verdade, quando surgem são alertam os pilotos de que há mau tempo nas proximidades.

As filmagens foram registradas enquanto as autoridades estavam evacuando e protegendo a base aérea da Flórida em preparação para a chegada do furacão Idalia.

Veja abaixo o vídeo disponibilizado pela base aérea:

O Fogo de Santelmo

Esse fenômeno é intrigante desde o período das Grandes Navegações. Quando uma forte luz azul aparecia ocasionalmente na ponta dos mastros das embarcações, mas não queimava nada.

Após algum tempo, passou a ser interpretada como algo bom. Foi batizado de "fogo de santelmo", em homenagem ao Santo Elmo, padroeiro dos marinheiros.

Hoje em dia, o fenômeno é observado com mais frequência em aviões a jato e militares. Isso se deve ao fato deles voarem em altitudes maiores. Ele ocorre principalmente quando o avião está voando dentro de nuvens de tempestade ou próximo a elas, pelo fato de ser um local onde se concentram partículas de gelo ionizadas, ou seja, carregadas eletricamente.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação