O furacão Idalia, de categoria três, chegou à costa noroeste da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (30/8), com rajadas de ventos de até 195km/h. O Centro Nacional de Furacões (NHC) americano anunciou a chegada do tornado na região de Bing Bend. Ele é considerado "extremamente perigoso" pela agência.
#BREAKING - Catastrophic winds from Hurricane Idalia into Tampa Bay are increasing the flooding and the storm surge. Waves crash onto lanes of Courtney Campbell Causeway near Clearwater, Florida#idalia #hurricaneidalia #TampaBay #Idalia #Hurricane #HurricaneIdalia #Florida… pic.twitter.com/EczdoHx37N
— mishikasingh (@mishika_singh) August 30, 2023
Segundo o comunicado feito pelo X (antigo Twitter), o ciclone tropical está provocando "tempestades catastróficas e ventos prejudiciais".
Destruction of the Horseshoe Beach, FL camera moments ago. #HurricaneIdalia #Idalia #Hurricane #FloridaHurricane #Florida pic.twitter.com/V8gjPV8AqC
— Darkside (@ShortCuts24) August 30, 2023
Antes de chegar à Flórida, quando avançou pelo Golfo do México, o furacão Idalia era classificado como categoria 4, posteriormente sendo rebaixado para magnitude 3 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), como geralmente acontece quando os fenômenos ciclônicos avançam por terra firme.
- Furacão Idalia atinge a categoria 4 e avança para a Flórida
- Tempestade se aproxima da Flórida e pode virar furacão
- Tempestade tropical Idalia vira furacão e avança em direção à Flórida
As autoridades meteorológicas, no entanto, alertaram sobre o potencial perigo do furacão em sua trajetória rumo ao norte, na direção da Geórgia e da Carolina do Sul.
Hurricane Idalia has started. pic.twitter.com/84iyKHgAhf
— Jack Straw (@JackStr42679640) August 30, 2023
Inundações
Cuba também foi afetada pelo furacão Idalia, com registros de inundações, cortes de energia elétrica e operações para a retirada de moradores, desde a noite de segunda-feira (28/8).
O NHC advertiu sobre as cheias derivadas das tempestades ciclônicas, que podem chegar de 3 a 5 metros, provocando inundações desastrosas.
"Poucas pessoas podem sobreviver estando no caminho de uma grande tempestade ciclônica, e esta tempestade será mortal se não nos afastarmos do perigo e a levarmos a sério", disse a diretora da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (FEMA), Deanne Criswell.
WATCH: Terrifying footage from the Dark Island, near Steinhatchee in Taylor County, Florida.#Idalia #Hurricane #IDALIAhurricanepic.twitter.com/8AgmZr2RkO
— Policy Scoop (@policyscoop) August 30, 2023
O governador da Flórida e pré-candidato republicano à presidência, Ron DeSantis, fez um apelo para aqueles que se encontram nas zonas de evacuação, ao longo da costa do Golfo do México, a partirem "imediatamente". Ele afirmou que Idalia será provavelmente o furacão mais forte a atingir a região em mais de um século.
Saiba Mais
*Com informações da Agence France-Presse
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br