A Austrália realizará um referendo histórico sobre os direitos de sua minoria aborígene em 14 de outubro, anunciou o primeiro-ministro Anthony Albanese nesta quarta-feira (30, noite de terça em Brasília).
"Nesse dia, cada australiano terá uma oportunidade única em sua geração de unir nosso país e torná-lo melhor", disse Albanese ao anunciar a data dessa votação vinculativa.
"Peço a todos os australianos que votem 'Sim'", solicitou o primeiro-ministro. Se o "Sim" vencer, os indígenas australianos, cujos ancestrais habitam o continente há pelo menos 60.000 anos, serão reconhecidos na Constituição pela primeira vez na história.
Eles também ganharão o direito constitucional de serem consultados sobre leis que afetem sua comunidade por meio da chamada "Voz do Parlamento", uma figura de representação perante o Executivo e o Legislativo.
Com o "Sim" atrás nas pesquisas, cresce o receio de que uma recusa da população prejudique as relações intercomunitárias, manche a reputação global do país e desperdice a oportunidade de reduzir a desigualdade enfrentada pela população indígena.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br