Transporte

Áustria terá transporte anual gratuito a quem tatuar cartão ferroviário

A ação foi criticada por parte da população austríaca, que vê a ação como uma estratégia política da ministra do clima do país

A promoção foi divulgada nas redes sociais mostrando diversas ilustrações com o nome do bilhete -  (crédito: ROBERT JAEGER / APA / AFP)
A promoção foi divulgada nas redes sociais mostrando diversas ilustrações com o nome do bilhete - (crédito: ROBERT JAEGER / APA / AFP)
Agência Estado
postado em 30/08/2023 11:12

Qual o preço de andar de transporte público de forma ilimitada durante um ano? Na Áustria, 1.095 euros (cerca de R$ 5,8 mil), ou, o que certamente sai bem mais em conta, uma tatuagem. O governo austríaco está oferecendo passes gratuitos por um ano aqueles que estão dispostas a tatuar o nome do KlimaTicket, o cartão ferroviário de passagem única implementado na Áustria em 2021.

A promoção foi divulgada inicialmente no Instagram do KlimaTicket em julho, antes de um festival de música local, mostrando diversas ilustrações com o nome do bilhete. No fim de semana de 20 de agosto, Leonore Gewessler, ministra do clima da Áustria e deputada do Partido Verde, foi vista reforçando a campanha, em um festival de música na cidade de St Pölten.

De acordo com o The Telegraph, a ministra mostrou, no festival, uma tatuagem no próprio braço com os dizeres "Gewessler assume a liderança". Embora sua tatuagem fosse temporária, uma tenda no festival de fato oferecia os cartões para as três primeiras pessoas que tatuassem em referência ao bilhete.

A ação foi criticada por parte da população austríaca. "Vergonhoso, constrangedor, Wesseler. Por favor, tatue seu contracheque na testa. Para que vocês, austríacos saibam quanto dinheiro é desperdiçado", escreveu um usuário na publicação da ministra. Algumas críticas acusaram a política de explorar os jovens e de usar a sua pele para divulgar ideais políticos.

"Isso foi feito com muito cuidado. Só é feito durante o dia e oferecido apenas a maiores de 18 anos", disse ela a uma estação de televisão local, segundo o Telegraph.

Henrike Brandstötter, legisladora do partido liberal NEOS, escreveu no X, o antigo o Twitter: "Oferecer dinheiro às pessoas para colocarem publicidade sob sua pele revela uma visão inaceitável da humanidade por parte de um ministro do governo".

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br