EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Missão na Lua: sonda indiana pousa em área nunca antes explorada

Com o lançamento histórico e bem-sucedido, a Índia se torna o quarto país a ter uma sonda em solo lunar. O feito foi comemorado pelo primeiro-ministro

O pouso da sonda indiana em solo lunar foi bem-sucedido -  (crédito: Reprodução/Twitter/@spacetoday1)
O pouso da sonda indiana em solo lunar foi bem-sucedido - (crédito: Reprodução/Twitter/@spacetoday1)
Aline Gouveia
postado em 23/08/2023 10:33 / atualizado em 23/08/2023 10:58

A Índia conseguiu pousar, com sucesso, uma sonda em uma região inexplorada da Lua, nesta quarta-feira (23/8). O módulo Chandrayaan-3 foi lançado no dia 14 de julho deste ano. A missão é considerada histórica por ter como destino uma área lunar nunca antes alcançada.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, celebrou o feito. "Este é o momento para uma nova Índia em desenvolvimento", disse, nas redes sociais.

O divulgador científico Sérgio Sacani, criador do canal Space Today, classificou o pouso como "momento histórico". Com o feito, a Índia se torna o quarto país a ter uma sonda em solo lunar, ao lado da antiga União Soviética, Estados Unidos e China.

A última tentativa indiana, há quatro anos, falhou quando as equipes perderam o contato com a nave pouco antes de sua chegada à Lua. O Chandrayaan-3 inclui um módulo de pouso, chamado Vikram (que significa coragem em sânscrito) e um robô móvel, o Pragyan (sabedoria em sânscrito), que explorará a superfície lunar.

O diretor da Nasa, Bill Nelson, parabenizou a Agência Espacial Indiana pelo feito. Parabéns pelo seu pouso bem-sucedido no Pólo Sul lunar. E parabéns a India por ser o 4º país a conseguir pousar suavemente uma nave espacial na Lua. Estamos felizes em ser seu parceiro nesta missão", disse.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação