Fernando Villavicencio, jornalista e candidato à Presidência do Equador, foi assassinado a tiros, no início da noite desta quarta-feira (9/8), depois de um comício na região norte de Quito. O político recebeu três disparos na cabeça.
Um vídeo gravado no momento do atentado mostra Villavicencio entrando em um veículo enquanto diversos tiros são disparados. Confira:
De acordo com o jornal El Universal, o crime ocorreu por volta das 18h20 (20h20 em Brasília). O assassino conseguiu burlar o esquema de segurança e se aproximar do candidato no momento em que ele deixava o evento. Um médico que estava no local checou os sinais vitais e constatou que Villavicencio estava morto.
O Equador realiza eleições presidenciais em 20 de agosto. Segundo uma pesquisa eleitoral publicada nesta semana pelo jornal El Universo, Villavicencio estava em 5º lugar na disputa.
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, se disse "indignado e chocado" com o crime. Pelo Twitter, ele prestou solidariedade e condolências à esposa e as filhas do político. Ele também relacionou o assassinato com o crime organizado. "O crime organizado já percorreu um longo caminho, mas todo peso da lei vai cair sobre eles", disse.
Indignado y consternado por el asesinato del candidato presidencial Fernando Villavicencio. Mi solidaridad y mis condolencias con su esposa y sus hijas. Por su memoria y por su lucha, les aseguro que este crimen no va a quedar impune.
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) August 10, 2023
El Gabinete de Seguridad se reunirá en…
Quem era Villavicencio
Eleito deputado federal em 2021 pelo Partido Socialista Equatoriano e pelo Movimiento Concertación, Villavicencio disputava às eleições deste ano pela coligação de centro Movimiento Construye.
Ele começou a carreira na estatal Petroecuador, onde atuou como dirigente sindical, e depois trabalhou como jornalista em diversos meios de comunicação do país.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.