Paris

Prova de natação no Sena é adiada por poluição do rio

Inicialmente, as mulheres deveriam competir no sábado e os homens, no domingo. Com esta decisão, ambas as provas serão disputadas no mesmo dia

Agence France-Presse
postado em 04/08/2023 18:38
Funcionários da companhia Fluidion coletaram amostras da água do rio Sena para analisar a composição antes das Olimpíadas de Paris 2024 Paris Olympics, perto da ponte Alexandre III, em Paris -  (crédito: Bertrand GUAY / AFP)
Funcionários da companhia Fluidion coletaram amostras da água do rio Sena para analisar a composição antes das Olimpíadas de Paris 2024 Paris Olympics, perto da ponte Alexandre III, em Paris - (crédito: Bertrand GUAY / AFP)

Uma prova internacional de natação em águas abertas prevista para este sábado, que serviria como teste para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi adiada para domingo devido à poluição do rio Sena, anunciou a federação francesa nesta sexta-feira (4).

"De acordo com as autoridades de saúde pública e os organizadores do evento, foi tomada a decisão de adiar a prova feminina, prevista inicialmente para o dia 5 de agosto", explicou a federação em um comunicado.

"A qualidade da água do Sena está atualmente abaixo das normas aceitáveis para garantir a saúde dos nadadores", acrescenta a nota.

Inicialmente, as mulheres deveriam competir no sábado e os homens, no domingo. Com esta decisão, ambas as provas serão disputadas no mesmo dia entre a Ponte Alexandre III e a Ponte de l'Alma, mesmo percurso previsto para os Jogos de Paris 2024.

Os treinos previstos para a tarde desta sexta-feira foram cancelados pela poluição do Sena, causada pelas chuvas que caíram na capital francesa na última semana e provocaram o transbordamento da rede de esgotos até o rio.

Os organizadores da prova, supervisionados pela World Aquatics, voltarão a analisar a qualidade da água do rio antes da prova de domingo.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação