JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Jovens são vítimas de golpes do transporte e dos vales de alimentação na JMJ

Polícia de Portugal identifica uma série de estelionatos contra participantes dos encontros com o papa Francisco. Motoristas cobram até 200 euros (R$ 1.100) por corridas curtíssimas

Vicente Nunes — Correspondente
postado em 01/08/2023 13:10
Jovens são vítimas de golpes do transporte e dos vales de alimentação. -  (crédito: Reprodução/ AFP)
Jovens são vítimas de golpes do transporte e dos vales de alimentação. - (crédito: Reprodução/ AFP)

Lisboa — A Polícia de Segurança Pública de Portugal (PSP) identificou uma série de golpes que vêm sendo aplicados em peregrinos que cruzaram o mundo para participar da Jornada Mundial da Juventude, que começou nesta terça-feira (1/8) e vai até domingo (6/8). Segundo Pedro Moura, representante da força de segurança, que corresponde à Polícia Militar no Brasil, foram identificados, principalmente, estelionatos cometidos por empresas e motoristas de transportes e em tíquetes de alimentação dados a voluntários do megaevento.

Pelas denúncias que chegaram à PSP, há empresas e pessoas cobrando até 200 euros (R$ 1.100) pelo transporte de passageiros por trajetos curtíssimos. No caso dos tíquetes de alimentação, está havendo clonagem dos vales oferecidos aos voluntários. Quando eles vão aos locais cadastrados para almoçar ou jantar, não podem comer, pois alguém usou o benefício antes. “Pedimos a todos que não caiam nesses golpes e denunciem. Anotem as placas dos veículos para que possamos agir”, recomendou o policial.

Outro alerta importante foi dado pelo coronel Mauro Silvestre, da Defesa Civil. Segundo ele, os riscos de incêndio vão aumentar muito nos próximos dias, por causa da elevação da temperatura, que pode passar dos 35 graus. Por conta disso, o Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) reforçou as equipes para atender os peregrinos em casos de emergência. “Estamos preparados para agir rapidamente, não só para atendimento imediato, mas para acionar as redes de hospitais do país”, disse Ivo Cardoso, representante do Inem.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação