SATÉLITE

Maior satélite de comunicações do mundo: Júpiter 3 será lançado sábado

O satélite partirá ao espaço a partir das 0h, pelo foguete da Space X. Será a 2ª tentativa de lançar o Júpiter 3. A 1ª ocorreu na quinta (27/7)

Francisco Artur
postado em 28/07/2023 09:03
Será a segunda tentativa de lançamento do satélite Jupiter 3. A primeira foi abortada -  (crédito: Reprodução/Youtube Space X)
Será a segunda tentativa de lançamento do satélite Jupiter 3. A primeira foi abortada - (crédito: Reprodução/Youtube Space X)

Maior satélite de comunicações do mundo, o Jupiter 3 será lançado ao espaço neste sábado (29/7). O equipamento partirá ao universo por volta da meia-noite, pelo horário de Brasília, em uma base espacial da Flórida, nos Estados Unidos, por meio do foguete Falcon Heavy, da Space X, empresa do bilionário Elon Musk.

O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal da SpaceX, no Youtube:

Essa será a segunda tentativa de lançar o Jupiter 3 ao espaço. A primeira ocorreu na madrugada de quinta-feira (26/7), mas foi abortada porque, segundo a Space X, houve “uma violação dos critérios de aborto”.

O Jupiter 3 tem o objetivo de fornecer internet, conexão para celulares, além de facilidades nos campos de mobilidade aeronáutica e marítima. No espaço, o equipamento ficará em órbita com outros satélites, que fornecem serviços de banda larga para as Américas do Norte e do Sul.

Características do satélite

O equipamento tem o comprimento de um prédio de 10 andares. Ao todo, o satélite produzido pela empresa Hughes e fabricado pela Maxar contará com 14 painéis solares. Ele ficará a mais de 35 mil quilômetros acima da Terra.

“Como o maior satélite de comunicações comerciais já lançado, o Jupiter 3 trará mais capacidade para as áreas que mais precisam, atingindo quase 80% das populações nas Américas”, diz a Hughes, empresa responsável pela produção do equipamento.

Com 500 gigabits por segundo (gbps), o satélite terá mais capacidade de conexão do que os dois outros satélites dessa série juntos — o Jupiter 1, lançado em 2012, com 120 gbps de capacidade; e o Jupiter 2, lançado em 2016, com 200 gbps.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação