Espanha e Japão se classificaram para as oitavas de final da Copa do Mundo feminina ao vencerem seus jogos pelo Grupo C nesta quarta-feira (26).
As espanholas atropelaram a Zâmbia por 5 a 0 e estão na liderança da chave, enquanto as japonesas bateram a Costa Rica por 2 a 0 para ficarem em segundo, com os mesmos 6 pontos, mas um gol a menos de saldo.
Teresa Abelleira (9'), Jennifer Hermoso (13' e 70') e Alba Redondo (69' e 85') marcaram os gols da Espanha, que hoje teve a duas vezes Bola de Ouro Alexia Putellas como titular pela primeira vez depois de sua grave lesão no joelho, há um ano.
Apesar da vitória convincente, o técnico espanhol Jorge Vilda afirmou que sua equipe precisa melhorar para enfrentar o Japão na última rodada da fase de grupos.
"Ainda não vimos a melhor versão da Espanha", declarou Vilda em entrevista coletiva após a partida. "Temos quatro dias para nos preparar, recuperar fisicamente e chegar para fazer o melhor jogo contra o Japão".
Mais cedo, a seleção japonesa confirmou seu bom momento derrotando com tranquilidade a Costa Rica.
O Japão resolveu a parada no primeiro tempo em dois minutos, abrindo o placar aos 25 com Hikauro Naomoto e fazendo o segundo aos 27 com a jovem Aoba Fujino, de 19 anos.
Na próxima segunda-feira (31), às 4h00 (horário de Brasília), Espanha e Japão se enfrentam na terceira e última rodada da primeira fase para decidir quem vai às oitavas como líder do Grupo C. No mesmo dia e horário, Costa Rica e Zâmbia, já eliminadas, entram em campo para cumprir tabela.
No último jogo da manhã desta quarta-feira, o Canadá, atual campeão olímpico, conseguiu sua primeira vitória no Mundial ao bater a Irlanda por 2 a 1, de virada.
As irlandesas saíram na frente logo aos 4 minutos com um gol de Katie McCabe, mas Megan Connolly marcou contra pouco antes do intervalo (45'+5) e empatou para o Canadá, que chegou à vitória no início do segundo tempo com Adriana Leon (53').
Com este resultado, a seleção canadense soma 4 pontos e assume a liderança do Grupo B, à espera do duelo entre Austrália e Nigéria, que se enfrentam pela segunda rodada na quinta-feira.
A Irlanda, por sua vez, já está matematicamente eliminada.