A justiça francesa condenou mais de 1.000 pessoas, incluindo quase 750 que receberam penas de prisão obrigatórias, pelos distúrbios registrados após a morte de um jovem baleado pela polícia em junho, informou o governo.
Desde então, os tribunais anunciaram 1.278 sentenças, incluindo 95% de condenações, afirmou o ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, à rádio RTL.
No total, 1.056 pessoas foram condenadas à prisão, incluindo 742 que receberam penas de prisão obrigatória com uma duração média de 8,2 meses, de acordo com o ministro. No momento, 600 estão detidas.
"Uma resposta firme e sistemática era muito importante (...) Era essencial restabelecer a ordem", acrescentou Dupond-Moretti.
A morte de Nahel, um jovem de 17 anos que recebeu um tiro de um policial em 27 de junho durante uma operação de controle de trânsito no subúrbio de Paris, provocou várias noites de protestos, com carros incendiados, lojas saqueadas e ataques a edifícios públicos.
Saiba Mais
- Mundo Venezuela, meio ambiente e Rússia: 3 pontos que ainda dividem Europa e Brasil
- Mundo 4 dados impressionantes do calor extremo que atinge Hemisfério Norte
- Mundo O que aconteceu com outros americanos detidos na Coreia do Norte
- Mundo 'Quem vai cuidar das pacientes se nos perseguem?': o desabafo de médica que faz abortos legais nos EUA
- Mundo Por que dianteira de DeSantis na arrecadação de fundos para campanha não significa vantagem sobre Trump
- Mundo O erro de digitação que fez milhões de emails de militares dos EUA serem enviados a aliado da Rússia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.