ONDA DE CALOR

China registra temperatura de 52,2°C, um recorde para meados de julho

O recorde anterior, de acordo com a estação, era de julho de 2017, quando o termômetro atingiu 50,6ºC. As ondas de calor no verão não são incomuns na China

Agence France-Press
postado em 17/07/2023 10:30 / atualizado em 17/07/2023 10:31
Onda de calor atinge a China       -  (crédito: CNS / AFP)
Onda de calor atinge a China - (crédito: CNS / AFP)

A China registrou temperatura de 52,2 graus Celsius no domingo na região de Xinjiang (oeste), um recorde para meados de julho, informou nesta segunda-feira (17/7) o serviço meteorológico.

Xinjiang, o vasto território parcialmente desértico e que faz fronteira com vários países da Ásia Central, é geralmente a região mais quente da China durante o verão.

Uma estação meteorológica na cidade de Turfã, Xinjiang, "registrou um pico de temperatura de 52,2°C às 19h00 de 16 de julho, quebrando o recorde histórico de calor para o mesmo período do ano", afirmou a Administração Meteorológica em um comunicado.

O recorde anterior, de acordo com a estação, era de julho de 2017, quando o termômetro atingiu 50,6ºC. A cidade oásis de Turfã fica próxima do deserto de Taklamakan. A temperatura no solo da região atingiu 80ºC no domingo, de acordo com o serviço meteorológico.

As ondas de calor no verão não são incomuns na China. Mas o país asiático enfrentou condições meteorológicas extremas nos últimos meses, exacerbadas pela mudança climática, de acordo com os cientistas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação