A China registrou temperatura de 52,2 graus Celsius no domingo na região de Xinjiang (oeste), um recorde para meados de julho, informou nesta segunda-feira (17/7) o serviço meteorológico.
Xinjiang, o vasto território parcialmente desértico e que faz fronteira com vários países da Ásia Central, é geralmente a região mais quente da China durante o verão.
Uma estação meteorológica na cidade de Turfã, Xinjiang, "registrou um pico de temperatura de 52,2°C às 19h00 de 16 de julho, quebrando o recorde histórico de calor para o mesmo período do ano", afirmou a Administração Meteorológica em um comunicado.
O recorde anterior, de acordo com a estação, era de julho de 2017, quando o termômetro atingiu 50,6ºC. A cidade oásis de Turfã fica próxima do deserto de Taklamakan. A temperatura no solo da região atingiu 80ºC no domingo, de acordo com o serviço meteorológico.
As ondas de calor no verão não são incomuns na China. Mas o país asiático enfrentou condições meteorológicas extremas nos últimos meses, exacerbadas pela mudança climática, de acordo com os cientistas.
Saiba Mais
- Esportes Apoteose de Messi: saiba como foi a apresentação do craque no Inter Miami
- Política Casal suspeito de agredir Moraes pede desculpas: "Mal-entendido"
- Cidades DF Morte de mulher por engasgo passa a ser investigada como feminicídio
- Brasil Mulher que denunciou Prior por estupro fala sobre agressão: "Muito sangue"
- Cidades DF Brazlândia registra mínima de 18,8ºC, calor acima da média para o DF
- Política Ex-presidente José Sarney é hospitalizado após sofrer queda em casa
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.