PENÍNSULA DOS BÁLCÃS

Deputado joga água em premiê e inicia briga no Parlamento de Kosovo; veja

O premiê teve que sair do Parlamento escoltado pela polícia. O país vive sob tensão e protestos violentos após a eleição de prefeitos kosovar-albaneses em quatro cidades

Correio Braziliense
postado em 14/07/2023 16:01
Legisladores da oposição de Kosovo entraram em confronto com membros do governo no parlamento de Kosovo -  (crédito:  AFP)
Legisladores da oposição de Kosovo entraram em confronto com membros do governo no parlamento de Kosovo - (crédito: AFP)

O Parlamento de Kosovo foi palco de uma briga generalizada entre deputados nesta quinta-feira (13/7). A confusão teria começado quando o primeiro-ministro Albin Kurti discursava sobre medidas para reduzir as tensões étnicas no norte do país. Durante o discurso, um parlamentar da oposição se aproximou e jogou água no premiê e no vice. 

Em seguida, deputados opositores e da coalização governistas se aglomeram e começam a discutir entre si. Nos vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver um homem que segura um objeto semelhante a um guarda-chuva tentando afastar os deputados que brigavam ao redor do primeiro-ministro. Segundo informações da mídia local, o premiê teve que sair do Parlamento escoltado pela polícia.

  • Reprodução/Twitter/@its_maria012
  • Reprodução/Twitter/@its_maria012
  • AFP

O norte do país vive sob tensão após a eleição de prefeitos kosovar-albaneses em quatro cidades. Os sérvios, que são maioria na parte norte do Kosovo, boicotaram as eleições municipais de abril — o que resultou na vitória dos prefeitos. Protestos deixaram ao menos 80 pessoas ficaram feridas, incluindo cerca de 30 soldados da Força Internacional para Kosovo.

A ministra das Relações Exteriores do Kosovo, Donika Gervalla-Schwarz, declarou que o país está aberto a repetir as eleições nos quatro municípios do norte, onde a recente tomada de posse de prefeitos kosovar-albaneses provocou os violentos protestos.

Kosovo proclamou sua independência da Sérvia em 2008. No entanto, o processo nunca foi reconhecido pelo país.

Veja o vídeo:

 

Com informações da Agence France-Presse*

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação