ENCOLHIMENTO

Mídia russa divulga suposta foto de Prigozhin após motim frustrado

Líder do Grupo Wagner e mentor do motim frustrado contra as Forças Armadas da Rússia aparece em tenda instalada supostamente em Belarus

Rodrigo Craveiro
postado em 14/07/2023 07:36 / atualizado em 14/07/2023 07:39
Prigozhin liderou um motim do Grupo Wagner contra as Forças Armadas da Rússia por suposta falta de apoio na incursão contra a Ucrânia. Na foto, ele aparecer estar acampado em Belarus -  (crédito: Imprensa russa/Reprodução)
Prigozhin liderou um motim do Grupo Wagner contra as Forças Armadas da Rússia por suposta falta de apoio na incursão contra a Ucrânia. Na foto, ele aparecer estar acampado em Belarus - (crédito: Imprensa russa/Reprodução)

A mídia estatal russa divulgou, nesta sexta-feira, uma suposta foto de Yevgeny Prigozhin. Na imagem, o líder do grupo de mercenários Wagner aparece, de camiseta bege e cueca, dentro de uma tenda, supostamente em território de Belarus.

Atrás, um cartaz com a imagem de um crânio e de duas bombas, acompanhada da inscrição: "O lado reverso da medalha". Uma análise de metadados indica que a foto teria sido feita na manhã de 12 de junho, 11 dias antes de Prigozhin ganhar as manchetes do mundo. Em 23 de junho passado, seus homens desafiaram o alto comando militar russo e avançaram até cerca de 200km de Moscou. Veja a foto completa:

Em foto, Prigozhin aparece vulnerável e em um cômodo improvisado
Em foto, Prigozhin aparece vulnerável e em um cômodo improvisado (foto: Imprensa russa/Reprodução)

Para conter a rebelião, sob a mediação do presidente de Belarus, Alexandr Lukashenko, Prigozhin se comprometeu a devolver suas tropas para os acampamentos e a se exilar em território bielorrusso. Nos últimos dias, o paradeiro dele era desconhecido. O próprio Lukashenko admitiu que Prigozhin estaria em Moscou ou em São Petesburgo, na Rússia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação