OBITUÁRIO

Morre o escritor tcheco Milan Kundera, aos 94 anos

O escritor se exilou na França, após ser condenado na terra natal por criticar a invasão soviética à Tchecoslováquia, em 1968. A causa da morte ainda foi divulgada

Correio Braziliense
postado em 12/07/2023 07:26 / atualizado em 12/07/2023 11:25
 (FILES) Portrait taken on October 14, 1973 shows Czech-born French writer Milan Kundera in Prague. Czech writer Milan Kundera, the author of
(FILES) Portrait taken on October 14, 1973 shows Czech-born French writer Milan Kundera in Prague. Czech writer Milan Kundera, the author of "The Unbearable Lightness of Being", has died aged 94, said Anna Mrazova, spokeswoman for the Milan Kundera Library in his native city of Brno on July 12, 2023. (Photo by AFP) - (crédito: AFP)

O escritor tcheco Milan Kundera, morreu aos 94 anos. A morte foi informada nesta quarta-feira (12/7), por Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca Milan Kundera, na cidade de Brno. O escritor é autor do livro A Insustentável Leveza do Ser — considerado um dos principais romances do século 20.

"Infelizmente posso confirmar que o senhor Milan Kundera faleceu ontem (terça-feira), após uma prolongada doença", disse Mrazova. Milan Kundera nasceu em 1 de abril de 1929 e vivia em Paris desde 1975. O escritor se exilou no país, após ser condenado na terra natal por criticar a invasão soviética à Tchecoslováquia, em 1968.

Ele chegou a perder a naturalidade tcheca e foi naturalizado francês. Mais de 40 anos depois, ele recuperou a cidadania da terra natal, em 2019. Kundera escreveu poemas e contos antes de publicar, em 1967, o romance de estreia, A Brincadeira. Dois anos depois, ele publicou o conjunto de contos Risíveis Amores.

Por sua produção literária, Kundera recebeu diversos prêmios, como: Prémio Médicis (1973), o Prémio Mondello (1978), o Prémio Common Wealth (1981), o Prémio Jerusalém (1985) e o Prémio Independent de Literatura Estrangeira (1991). A causa da morte do escritor ainda não foi divulgada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação