O trajeto da prova de regata mais antiga do mundo, a The Ocean Race, teve um momento de tensão quando um grupo de orcas atacou os barcos das equipes JAJO e Mirpuri Trifork durante o percuso próximo a região oeste de Gibraltar na tarde da última quinta-feira (25/6).
- Em um único dia, duas baleias orcas mataram e comeram os fígados de 17 tubarões
- Mães orcas se sacrificam pelos filhos a vida toda, revelam cientistas
Os barcos VO65 das duas equipes competem na categoria The Ocean Race VO65 Sprint e sofreram com as tentativas de empurrões, batidas e mordidas das orcas. Logo depois as equipes contataram o Race Control para confirmar que não houve feridos e danos aos barcos. Veja o momento em que as orcas aparecem.
No vídeo o capitão do Team JAJO, Jelmer van Beek fala sobre o momento do incidente: "Há 20 minutos, fomos atingidos por algumas orcas. Três orcas vieram direto para nós e começaram a bater nos lemes. Impressionante ver as orcas, mas também um momento perigoso para nós como equipe. Baixamos as velas e reduzimos a velocidade do barco o mais rápido possível e felizmente depois de alguns ataques elas foram embora".
A The Ocean Race é uma das principais provas de equipes velejadoras do mundo, em que competidores navegam ao redor do planeta impulsionados apenas pelo vento. A área ao redor de Gibraltar tem se tornado conhecida por ataque de orcas a barcos. Elas atacam sozinhas ou em grupos os casco ou lemes das embarcações. Em alguns casos, os barcos sofrem danos significativos e podem chegar a afundar.
*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori