TRAGÉDIA

Submarino: tia diz que jovem morto em implosão estava apavorado antes de ir

O submarino tinha como destino os destroços do Titanic, que estão a uma profundidade de cerca de 3.800 metros. Pai e filho morreram, além de outras três pessoas

Entre os tripulantes que morreram na implosão do submersível Titan estavam o empresário paquistanês Shahzada Dawood, 48 anos, e o filho, Sulaiman Dawood, 19. A tia do jovem, Azmeh Dawood, afirmou que o sobrinho estava em dúvidas sobre a ida na expedição e se sentia "apavorado" antes da viagem. O submarino tinha como destino os destroços do Titanic, que estão a uma profundidade de cerca de 3.800 metros.

Em entrevista ao canal de televisão NBC, Azmeh também contou, na quinta-feira (22/6), que o jovem aceitou mergulhar com o submarino para agradar o pai, pois a expedição ocorreu no final de semana em que se comemora o Dia dos Pais no Reino Unido, local onde a família vive. "Sinto como se tivesse sido pega em um filme muito ruim, com uma contagem regressiva, mas você não sabe para o que está se contando. Pessoalmente, fica difícil enquanto penso neles", disse a mulher.

Segundo Azmeh, que é irmã mais velha do empresário, o irmão era apaixonado pela história do Titanic. Shahzada era vice-presidente da Dawood Hercules Corporation, um conglomerado que atua no ramo de fertilizantes, petroquímicos e têxteis. O empresário era casado, tinha mais uma filha e o hobby dele era a fotografia. Em 2012, Shahzada foi selecionado como Líder Juvenil Global pelo Fórum Econômico Mundial.

De acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, uma "implosão catastrófica" matou os cinco tripulantes do submersível Titan. A tragédia foi confirmada nesta quinta-feira (22/6). A profundidade que o submarino estava gerou uma forte pressão da água. Em uma implosão causada por um defeito no casco ou por qualquer outro motivo, o submersível colapsaria sobre si mesmo em milissegundos, esmagado por essa imensa pressão. Os destroços do submarino foram achados a 500 metros do Titanic.

Saiba Mais