De acordo com uma nota publicada nesta quinta-feira (22/6), a OceanGate, empresa responsável pelo submarino Titan (desaparecido desde o último domingo — 18/6), lamentou as mortes das cinco pessoas que estavam a bordo da expedição para visualizar os destroços do Titanic.
As equipes de segurança trabalhavam desde a segunda-feira (19/6) a procura de possíveis sobreviventes. A empresa descreveu que o momento é de "extrema tristeza" para os "funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda".
- Submarino desaparecido: oxigênio dos tripulantes pode ter chegado ao fim
- Submarino desaparecido: Guarda Costeira encontra campo de detritos
A projeção da Guarda Costeira dos Estados Unidos era de que o oxigênio dos passageiros acabaria por volta das 7h no horário de Brasília na manhã desta quinta-feira (22/6).
Os cinco passageiros eram: Stockton Rush (diretor-executivo da Ocean Gate), Shahzada Dawood (empresário paquistanês), Suleman Dawood (filho de Shahzada), Hamish Harding (bilionário empresário e explorador britânico) e Paul-Henry Nargeolet (explorador francês).
Leia a nota completa na íntegra:
"Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos.
Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.
Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos de grande alcance e trabalharam arduamente nesta missão.
Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.
Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar.
Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso".
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais