CIENTISTA

Quem é Kamala Sohonie, homenageada pelo Google no Doodle deste domingo?

A cientista ficou famosa por ser a primeira mulher da Índia a obter doutorado científico e deixou um legado com contribuições significativas no campo da nutrição de crianças e gestantes

A bioquímica indiana Kamala Sohonie é a homenageada pelo Google, no Doodle deste domingo (18/6), pelo seu 112º aniversário. A cientista ficou famosa por ser a primeira mulher da Índia a obter doutorado científico e deixou um legado com contribuições significativas no campo da nutrição de crianças e gestantes. 

Sohonie nasceu em 18 de junho de 1911, em Indore, Nova Delhi, na Índia. Ela começou a carreira científica sendo admitida na Universidade de Bombay, para estudar química e física. Depois de se formar, em 1933, ela teve sua inscrição negada para concorrer a uma bolsa de pesquisa no Indian Institute of Science. O pedido foi recusado sob a justificativa de que as mulheres não eram competentes o suficiente para prosseguir com a pesquisa. Porém, depois de insistir, Kamala acabou sendo aceita.

Não satisfeita, como mestrado, a cientista estudou as proteínas dos alimentos e seus benefícios para a saúde das crianças. Em seguida, foi convidada a se juntar ao laboratório da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde conseguiu o doutorado ao descobrir a enzima celular citocromo, necessária para a geração de energia e presente em todas as células vegetais. Outra descoberta da indiana, que lhe rendeu o Prêmio Rashtrapati, foi o suplemento dietético "Neera", uma bebida importante que ajuda crianças desnutridas e mulheres grávidas.

Sohonie também já foi nomeada professora e chefe do departamento de bioquímica no Lady Hardinge Medical College em Nova Delhi, já trabalhou no Laboratório de Pesquisa em Nutrição em Koonoor e lecionou no Royal Institute of Science em Mumbai. 

Kamala Sohonie desmaiou e morreu em 1988, pouco depois de ser homenageada em uma cerimônia organizada pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica em Nova Delhi.

Saiba Mais