Um satélite com uma tecnologia que "guarda" palavras de esperança proferidas pelo Papa Francisco, durante o auge da pandemia de coronavírus, foi lançado ao universo, por meio de um foguete da empresa Space X Falcon 9. O lançamento foi feito nesta segunda-feira (12/6), na base de Vanderberg, na Califórnia (EUA).
As mensagens do Papa poderão ser captadas por aparelhos de radioamadores em todo o mundo. Os recados do líder católico estão em órbita no universo por meio de um nanobook (nanolivro, em português), um objeto de silício que tem aproximadamente dois milímetros por dois.
A placa contém a mensagem do Papa e as imagens da Statio Orbis — evento de esperança promovido pelo Papa na Praça de São Pedro, em 27 de março de 2020, quando a humanidade enfrentava o auge da pandemia sem saber como se defender do vírus que levou à marte milhões de pessoas.
- Papa Francisco celebra 10 anos de pontificado com os cardeais e um podcast
- 'Ainda estou vivo', diz papa Francisco após sair do hospital
O nanobook foi produzido pelo Centro Nacional de Pesquisa da Itália. A iniciativa de lançar mensagens do líder católico foi promovida pelo Dicastério para a Comunicação e coordenada pela Agência Espacial Italiana. O satélite enviado foi feito pelo Centro Politécnico de Turim e integra a missão especial Spei Satelles — guardião de esperança, em português.