ESPERANÇA

Satélite com mensagens de esperança do Papa Francisco é lançado ao espaço

As palavras do Papa constam em um nanobook, lançado ao universo. Nanobook é uma objeto de silício que tem aproximadamente dois milímetros por dois. Essa placa ficará em órbita no espaço

Um satélite com uma tecnologia que "guarda" palavras de esperança proferidas pelo Papa Francisco, durante o auge da pandemia de coronavírus, foi lançado ao universo, por meio de um foguete da empresa Space X Falcon 9. O lançamento foi feito nesta segunda-feira (12/6), na base de Vanderberg, na Califórnia (EUA).

As mensagens do Papa poderão ser captadas por aparelhos de radioamadores em todo o mundo. Os recados do líder católico estão em órbita no universo por meio de um nanobook (nanolivro, em português), um objeto de silício que tem aproximadamente dois milímetros por dois.

A placa contém a mensagem do Papa e as imagens da Statio Orbis — evento de esperança promovido pelo Papa na Praça de São Pedro, em 27 de março de 2020, quando a humanidade enfrentava o auge da pandemia sem saber como se defender do vírus que levou à marte milhões de pessoas. 

O nanobook foi produzido pelo Centro Nacional de Pesquisa da Itália. A iniciativa de lançar mensagens do líder católico foi promovida pelo Dicastério para a Comunicação e coordenada pela Agência Espacial Italiana. O satélite enviado foi feito pelo Centro Politécnico de Turim e integra a missão especial Spei Satelles — guardião de esperança, em português. 

Saiba Mais