Os grandes incêndios no Canadá tem alterado a rotina de grandes cidades do país vizinho, os Estados Unidos. Nova York foi parar na lista das cidades do mundo com a pior qualidade do ar nesta semana, de acordo com o IQAir. Por isso, autoridades locais estão distribuindo máscaras gratuitas.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, anunciou na quarta-feira (7/6) que o estado distribuirá um milhão de máscaras N95 nas estações MTA, na Autoridade Portuária e em outros locais do estado.
"Todos os lugares não são saudáveis, exceto os Adirondacks. Essa pode ser uma boa tomada para os Adirondacks. Esse é o único lugar com ar puro no estado no momento. Estamos observando níveis de qualidade do ar insalubres em Long Island, Nova York, leste do Lago Ontário, centro de Nova York, oeste de Nova York", disse Hochul.
A Agência de Proteção Ambiental norte-americana aconselha o uso de máscara e alertou que partículas transportadas pela fumaça de incêndio florestal podem irritar os olhos, nariz e garganta, e a exposição a curto prazo - de dias a semanas - pode aumentar o risco de ataques de asma e agravar as condições cardiovasculares.
A Agência também sinalizou que a névoa dos incêndios florestais não deve durar muito, embora a qualidade do ar permaneça em um nível insalubre por vários dias.