Militares ucranianos lançaram uma contra-ofensiva às forças de ocupação russas. Os ataques se concentram no sudeste do país. A Ucrânia busca avançar no território ocupado pela Rússia na guerra. O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, afirmou que as tropas do país repeliram a ofensiva na região de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, nesta quinta-feira (8/6).
Segundo ele, a Ucrânia tentou romper a barreira russa com 1.500 homens e 150 veículos blindados. Ele também disse que, após uma batalha de duas horas, as forças ucranianas perderam 30 tanques, 11 viaturas de combate de infantaria e até 350 homens. Até o momento, as autoridades ucranianas não relataram oficialmente esses ataques.
Há meses, Kiev afirma que está preparando uma grande contraofensiva contra as forças russas para retomar os territórios ucranianos ocupados por Moscou, incluindo a península da Crimeia, anexada em 2014.
- Explosão de barragem no sul da Ucrânia causa desastre humanitário
- Um menino, seu pai e avô foram mortos em um bombardeio russo na Ucrânia
Em Zaporizhzhia, há uma usina nuclear. De acordo com o ministro ucraniano da Energia, German Galushchenk, não há "risco iminente" à usina após a destruição da represa de Kakhovka. Após a destruição da represa, no sul do país, 20 mil casas estão sem eletricidade.
Com informações da AFP*
Saiba Mais