Segundo o ministro dos Transportes Ferroviários da Índia, a tragédia de trem que ocorreu na última sexta-feira (2/6) teria sido causada por conta de uma falha no sistema de sinalização. O acidente, que aconteceu perto da cidade de Balasore, no estado de Odisha, causou pelo menos 288 mortes e deixou mais de 900 pessoas feridas.
O ministro Ashwini Vaishnaw também informou que possíveis responsáveis pelo acidente foram identificados. Apesar da informação, ele não revelou outros detalhes por não considerar "adequado".
Ashwini explicou que "uma mudança que ocorreu durante o intertravamento eletrônico" provocou o acidente — fazendo referência a um complexo de sinalização projetado para impedir a colisão de trens.
- Número de mortos em mega-acidente de trem na Índia chega a 288
- Acidente de trem na Índia deixa ao menos 80 mortos e 850 feridos
De acordo com o jornal The times of India, uma investigação preliminar teria suspeitado de que uma "falha humana" pode ter provocado a tragédia, considerado um dos piores acidentes ferroviários da história do país.
A tragédia ocorreu após uma colisão de três trens, fazendo com que alguns vagões virassem completamente. Imagens do local do acidente mostraram compartimentos destruídos e abertos, com diversas manchas de sangue.
Na manhã do último sábado (3/6), os profissionais de resgate puderam ter uma noção completa do acidente. Segundo o diretor-geral dos Serviços de Incêndio de Odisha, Sudhanshu Sarangi, o número de mortos pode chegar a 380.
*Com informações da Agência France-Presse