O motim do grupo mercenário Wagner contra Vladimir Putin capturou a atenção dos brasileiros no fim de semana, fazendo as buscas por informações sobre líder russo aumentarem 510% no país, mais que o dobro do pico médio mundial (alta de 190%), na comparação com os sete dias anteriores, mostra levantamento do Google .
A rebelião que colocou Putin sob pressão elevou como nunca o interesse pelo grupo Wagner, apontam os dados da plataforma obtidos pela BBC News Brasil. Junho de 2023 é o mês com mais interesse de busca pelos combatentes mercenários no Brasil já medido.
O Google também identificou as perguntas mais buscadas pelos brasileiros sobre Putin e o grupo Wagner na última semana. Sobre o líder russo, a campeã de buscas, "onde está Putin?", reflete o suspense a respeito do paradeiro do mandatário nas primeiras horas do motim, antes do acordo que encerrou a rebelião.
Abaixo, a BBC News Brasil responde a outros questionamentos dos brasileiros sobre a crise russa.
1. Há quanto tempo Putin está no poder?
Vladimir Putin está no poder na Rússia há 23 anos, contando os períodos como primeiro-ministro.
Ex-chefe do serviço de espionagem russo FSB - o substituto da soviética KGB -, assumiu o poder em 31 de dezembro de 1999, quando o presidente, Boris Yeltsin, renunciou e cedeu o cargo a seu então primeiro-ministro, Putin.
No ano seguinte, foi confirmado no cargo de presidente após vencer as eleições gerais. Em 2004, conseguiu se reeleger.
Em 2008, a Constituição da Rússia só permitia uma reeleição para presidente, então Putin apoiou Dmitri Medvedev, que venceu o pleito daquele ano com 71% dos votos.
Medvedev nomeou o padrinho como primeiro-ministro, mas muitos analistas acreditam que era Putin quem de fato comandava o país.
Em novembro de 2008, a Duma, o Parlamento russo, aprovou a ampliação do mandato do presidente de quatro para seis anos.
Após o mandato de Medvedev, Putiu tomou o lugar do pupilo no pleito presidencial de 2012, sendo eleito no primeiro turno com 63,6% dos votos. Seis anos depois, em 2018, foi reeleito com 76,7% da preferência dos eleitores.
Em 2021, o Parlamento russo aprovou uma lei permitindo que o presidente concorra a mais duas eleições. Ou seja, Putin pode ficar no poder até 2036, caso decida se candidatar novamente em 2024 e, posteriormente, à reeleição em 2030.
2. Quando Putin foi eleito?
Putin ganhou as eleições para presidente da Rússia em quatro ocasiões: 2000, 2004, 2012 e 2018.
No próximo ano, ele poderá concorrer novamente a mais seis anos na presidência, segundo uma lei aprovada no Parlamento e sancionada por ele mesmo em 2021.
Em tese, Putin poderá ficar no poder até 2036, caso vença as eleições de 2024 e seja reeleito em 2030.
3. Quantos anos tem Putin?
Vladimir Putin tem 70 anos. O atual presidente, que nasceu na cidade de São Petersburgo, que na época soviética se chamava Leningrado, completa 71 em 7 de outubro.
4. Qual é a fortuna de Vladimir Putin?
Não há uma resposta exata para essa pergunta. Embora se acredite que Putin seja bilionário, não se sabe exatamente qual o tamanho de sua fortuna ou onde esse dinheiro está investido.
Em 2016, uma investigação conhecida como Panamá Papers, produzida por consórcio de jornalistas investigativos, apontou alguns luxos associados a amigos e familiares de Putin, como um mega-iate de U$ 100 milhões e um palácio no Mar Negro suspostamente construído para uso pessoal do presidente.
Ainda assim, nada foi ligado diretamente a Putin.
Segundo a CNN, em 2018, uma declaração oficial do Kremlin afirmou que Putin tinha uma renda anual de U$ 140 mil por ano, e que possuía um apartamento e dois carros antigos.
Porém, Putin também é conhecido por ter uma coleção de relógios de luxo, que muito possivelmente vale mais do que o patrimônio declarado por seu governo.
Em 2017, o investidor britânico Bill Browder, que fez muitos negócios na Rússia, prestou um depoimento no Senado dos Estados Unidos no qual afirmou que a fortuna de Putin chegava a U$ 200 bilhões (em valores atuais, em torno de R$ 970 bilhões).
Se for verdade, esse montante colocaria Putin na posição de homem mais rico do mundo.
Elon Musk, com U$ 184 bilhões, e Jeff Bezos, fundador da Amazon, com U$ 116 bilhões, ocupam as primeiras posições de maiores fortunas individuais.
5. Qual é a popularidade de Putin na Rússia?
A reportagem não encontrou pesquisas recentes e independentes que apontem qual é a atual popularidade de Putin na Rússia, principalmente depois da invasão de seu exército à Ucrânia.
A Rússia teve uma série de derrotas na guerra, e o conflito não saiu como o esperado pelo líder russo.
Esse índice também pode ter tido oscilações após o motim dos mercenários do grupo Wagner.
Poucas semanas antes do início da guerra, uma pesquisa independente apontou que ele era aprovado por 71% da população russa.
E esse índice já foi pior.
De acordo com a FOM, agência de pesquisas patrocinada pelo estado russo, a aprovação de Putin no dia em que foi reeleito em 2018 era de 64% no dia da eleição em março de 2018 - o mais alto para qualquer candidato presidencial na história moderna da Rússia.
No início da Copa do Mundo, sediada pela Rússia em 2018, esse número era de 56%.
Saiba Mais
- Mundo A bolsa 'menor que grão de sal' leiloada por US$ 63 mil
- Mundo Quem era jovem morto pela polícia que desencadeou protestos na França
- Mundo São Pedro: como um pescador pobre se tornou o primeiro papa da Igreja
- Diversão e Arte Influencer expõe Rafael Cardoso: ‘Cropped não pode, mas trair sim’
- Diversão e Arte 1 vídeo de Rodrigo Godoy, ex de Preta Gil, em plataforma adulta decepciona: "Só isso?"
- Diversão e Arte Compadre Washington recebe alta da UTI, mas permanece internado em Salvador
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.