SUBMARINO IMPLODIDO

Destroços do submersível Titan chegam ao Canadá; veja fotos

Os destroços serão usados na investigação que buscará descobrir as causas da implosão do submarino. Acidente matou todos os tripulantes

Yasmin Rajab
postado em 28/06/2023 15:25
Uma das maiores peças retiradas do Horizon Arctic foi o cone do nariz do submersível Titan -  (crédito: Paul Pickett/CBC)
Uma das maiores peças retiradas do Horizon Arctic foi o cone do nariz do submersível Titan - (crédito: Paul Pickett/CBC)

Foram divulgadas as primeiras fotos dos destroços do submarino Titan, que implodiu no fundo do Oceano Atlântico com cinco tripulantes a bordo enquanto fazia uma expedição rumo aos restos do Titanic. Os restos do submersível chegaram nesta quarta-feira (28/6) a um porto no sul do Canadá. 

Os destroços serão usados na investigação que tenta descobrir as causas da implosão do submarino, que resultou na morte de todos os tripulantes. O navio Horizon Arctic, que ajudou nos trabalhos de busca, auxiliou a descarregar as peças de metal. 

Os restos do submersível foram encontrados a cerca de 500 metros do Titanic. O contra-almirante Mauger, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, informou que cinco partes do submarino foram identificadas, entre elas um cone de nariz e o casco de pressão do veículo.

A suspeita do acidente é de que o submarino, que atingiu cerca de 3,8 mil metros de profundidade, não suportou a pressão da força da água e implodiu. Os cinco passageiros eram Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate; Shahzada Dawood, empresário paquistanês; Suleman Dawood, filho de Shahzada; Hamish Harding, bilionário empresário e explorador britânico; e Paul-Henry Nargeolet, explorador francês.

Confira as imagens dos destroços: 

  • Uma das maiores peças retiradas do Horizon Arctic foi o cone do nariz do submersível Titan Paul Pickett/CBC
  • Uma das maiores peças retiradas do Horizon Arctic foi o cone do nariz do submersível Titan Paul Pickett/CBC
  • Um guindaste a bordo do Horizon Arctic levanta um pedaço do casco do Titã no ar. Patrick Butler/Radio-Canada
  • Equipes de investigadores embarcaram no navio antes das 9h. Ryan Cooke/CBC
  • O navio atracou no terminal da Guarda Costeira Canadense, no lado sul de St. John's Harbour. Ryan Cooke/CBC
  • O Odysseus 6K ROV, visto à direita, foi levado às pressas de Boston para a busca. No final, foi esse equipamento que avistou o campo de destroços e auxiliou na sua recuperação Mike Rossiter/CBC

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação