COREIA DO SUL

Sul-coreanos ficam mais jovens após mudança em cálculo da idade

Nesta quarta (28/6), entra em vigor a adoção do modelo internacional de cálculo de idade no país. Antes, a Coreia do Sul contava os anos de vida da pessoa a partir da gestação

Correio Braziliense
postado em 28/06/2023 08:55
 (crédito: ANTHONY WALLACE / AFP)
(crédito: ANTHONY WALLACE / AFP)

Todos os sul-coreanos vão "rejuvenescer" um ou dois anos nesta quarta-feira (28/6), após o país mudar o cálculo da idade dos cidadãos. A Coreia do Sul era o único país do leste da Ásia que utilizava o método que determina que a pessoa tem um ano quando nasce, por contar a gestação como parte da vida do indivíduo. No modelo tradicional, um ano era adicionado a cada 1º de janeiro. Ou seja, um bebê nascido em 31 de dezembro já teria dois anos no dia seguinte. No entanto, em 2022 o país aprovou a mudança no cálculo de idade e adotou o padrão internacional.

Entretanto, o modelo tradicional do país era mais amplamente aplicado apenas no dia a dia dos sul-coreanos, pois a Coreia do Sul já utilizava o sistema internacional em serviços administrativos, como em passaportes, documentos médicos e aposentadoria. "É confuso quando um estrangeiro pergunta quantos anos eu tenho porque sei que eles querem dizer a idade internacional, então tenho que fazer alguns cálculos", disse Hong Suk-min à AFP.

O governo sul-coreano avalia que a padronização no cálculo de idade será importante para acabar com a confusão das pessoas. Com o modelo tradicional, um idoso da Coreia do Sul, por exemplo, acreditava poder receber a pensão de aposentadoria com base na idade coreana — quando na verdade era aplicado o sistema internacional de contagem de anos de vida. 

"Há uma diferença entre a idade que os coreanos usam na vida diária e sua idade legal e, devido ao problema, podem surgir várias disputas judiciais. Subtraia seu ano de nascimento do ano atual. Se seu aniversário já passou, esta é a sua idade. Se o seu aniversário não passou, subtraia um para saber sua idade", explicou o ministro da Legislação Governamental, Lee Wan-kyu.

Com informações da Agence France-Presse*

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação