OCEÂNO ATLANTICO

Corpos dos tripulantes de submarino podem nunca ser encontrados, dizem EUA

O contra-almirante disse que talvez a Guarda Costeira dos EUA não será capaz de localizar os corpos das vítimas. "Este é um ambiente incrivelmente implacável"

Helena Dornelas
postado em 22/06/2023 19:37 / atualizado em 22/06/2023 19:38
Os 5 passageiros eram: Harmish Harding (superior esquerda), Stockton Rush (superior direita), Paul-Henri Nargeolet (inferior esquerda) e Shahzada Dawood e Suleman Dawood (inferior direita)
 -  (crédito: HANDOUT, JOËL SAGET / AFP / DIRTY DOZEN PRODUCTIONS / OCEANGATE EXPEDITIONS / DAWOOD HERCULES CORPORATION))
Os 5 passageiros eram: Harmish Harding (superior esquerda), Stockton Rush (superior direita), Paul-Henri Nargeolet (inferior esquerda) e Shahzada Dawood e Suleman Dawood (inferior direita) - (crédito: HANDOUT, JOËL SAGET / AFP / DIRTY DOZEN PRODUCTIONS / OCEANGATE EXPEDITIONS / DAWOOD HERCULES CORPORATION))

A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a implosão do submarino Titan, que fazia uma expedição para os destroços do navio Titanic, e informou que as buscas pelos corpos dos cinco tripulantes continuarão, mas talvez eles nunca sejam encontrados. “É um ambiente incrivelmente desafiador lá no fundo do mar”, disse o contra-almirante John Mauger, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (22/6). 

“Os destroços são consistentes com uma implosão catastrófica da embarcação, por isso continuaremos a trabalhar e a vasculhar a área lá embaixo, mas não tenho uma resposta para as perspectivas neste momento", informou o contra-almirante aos jornalistas. 

Ainda nesta tarde, a guarda-costeira confirmou que os destroços encontrados próximo ao local, pertenciam à parte traseira do Titan. Durante a coletiva, Mauger disse que continuará a investigar o local do campo de destroços, e que ainda há nove embarcações, pessoal médico e técnicos no local, mas que devem começar a desmobilização nos próximas 24 horas.

As autoridades acreditam que o acidente tenha ocorrido a cerca de 487 metros da proa dos destroços do Titanic.

O submarino desapareceu no domingo (18/6) e os cinco tripulantes perderam contato após uma hora e 45 minutos do mergulho. Eles tinham como destino os destroços do Titanic, que estão a 3.800m de profundidade e a 600 km a sudoeste da costa do Canadá. O navio, que era o maior do mundo na época que foi lançado, naufragou na primeira viagem, em 1912. A história do navio foi contada em um filme, com direção por James Cameron, lançado em 1997, e tornou-se um dos maiores clássicos da história do cinema. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação