A Guarda Costeira dos Estados Unidos (EUA) informou, nesta quinta-feira (22/6), que destroços haviam sido encontrados na área de buscas do submarino Titan, e que os cinco tripulantes morreram com a implosão do submersível. Os objetos foram achados pelo robô americano Odysseus 6K.
O robô foi submerso por volta das 8h desta quinta, para buscar o submarino desaparecido desde domingo (18/6).
O Odysseus 6K, da empresa Pelagic Research Services, é um veículo submarino operado remotamente (ROV) e geralmente utilizado para para fins científicos, como observação e pesquisa nas profundezas do oceano. Ele captura imagens estáticas e de vídeo debaixo d'água e é usado para coletar amostras biológicas e geológicas, entre outros itens, do fundo do mar.
- Submarino desaparecido: Guarda Costeira confirma morte dos 5 tripulantes
- Submarino desaparecido: Guarda Costeira encontra campo de detritos
O robô pode atingir uma profundidade de 6.000 metros. A Força Aérea dos EUA transferiu o submersível pilotado remotamente para o navio canadense de suprimentos Horizon Arctic, mobilizado para o resgate na terça-feira (20/6).
Além do Odysseus 6K, o robô Victor 6000 também realizou buscas que geraramm reconstruções ópticas em 3D da área de visualização. O equipamento, fabricado pela International Submarine Engineering (ISE) do Canadá, é usado em pesquisa oceanográfica, pesquisa geológica e exploração de recursos naturais.
O Victor 6000 tem a capacidade de alcançar a profundidade do naufrágio do Titanic, que é de quase quatro quilômetros abaixo do nível do mar.
Guarda Costeira anuncia morte de tripulantes
Após encontrar um campo de destroços próximo ao local em que estavam sendo realizadas as buscas do submersível Titan, a Guarda Costeira norte-americana confirmou que os destroços consistiam com peças da parte traseira do submersível e que também encontraram destroços adicionais que foram analisados por especialistas para confirmar que houve uma pressão na cabine onde estavam os cinco tripulantes.
"Com essa determinação (da morte dos tripulantes) nós notificamos imediatamente às famílias. Em nome da Guarda Costeira dos Estados Unidos e de todo o comando unificado eu aqui trago os nossos pêsames para as famílias e espero que essa descoberta traga algum conforto nesse momento tão difícil", pontuou John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA.
Saiba Mais
- Mundo El Niño: Nasa registra imagem do fenômeno que afeta clima de todo o mundo
- Mundo Lula vai interceder para liberar bispo católico preso na Nicarágua
- Mundo Crise migratória: pescador diz que encontrar corpos em sua rede é comum
- Mundo Papa tem falta de ar e suspende discurso duas semanas após cirurgia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.