A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) — que é a agência espacial americana, divulgou imagens, nesta quarta-feira (22/6), que mostram o retorno do fenômeno climático El Niño. Trata-se do aquecimento das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. A expectativa é de que haja aumento no nível do mar nas regiões das banhadas por essas águas. O El Niño também gera consequências no tempo, gerando mais calor e invernos menos frios.
Para mostrar o retorno do El Niño, a Nasa disponibilizou um mapa que mostra a alteração no nível do Oceano Pacífico, notada de 1º a 10 de junho. Nas imagens, os tons de azul sinalizam que o mar está abaixo do nível médio do oceano, enquanto as áreas brancas representam as condições normais do volume e o vermelho sinaliza onde o mar estava mais alto que o habitual. Confira:
- Nasa encontra sinais de rios volumosos e agitados em Marte
- Satélite com tecnologia da Nasa é lançado para medir poluição na América do Norte
Como no El Niño a água se expande à medida que esquenta, o nível do mar tende a ser mais alto em locais onde a água já é mais quente. Os dados foram adquiridos pelos satélites Sentinel-6 Michael Freilich e Sentinel-3B e processados por cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa.
O El Niño é a fase positiva do fenômeno chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS). Ou seja, quando ele está em atuação, o calor é reforçado no verão e o inverno é menos rigoroso. Isso ocorre porque ele dificulta o avanço de frentes frias, fazendo com que as quedas sejam mais sutis e breves.
Saiba Mais
- Mundo 'Oxigênio de submarino vai durar mais do pensam', diz ex-passageiro que visitou Titanic
- Mundo Esposa de desaparecido em submarino é descendente de casal morto no Titanic
- Mundo O que é o novo pacto financeiro global em discussão em cúpula em Paris com participação de Lula
- Mundo Lula vai interceder para liberar bispo católico preso na Nicarágua
Origem no nome espanhol
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a palavra espanhola El Niño ("O menino," em tradução livre) se refere a presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte do Peru na época de Natal. "Os pescadores do Peru e Equador chamaram esta presença de águas mais quentes de Corriente de El Niño, em referência ao Niño Jesus, ou Menino Jesus".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.