A Presidência da República informou nesta terça-feira, dia 20, que o governo da Itália reviu a previsão de compromissos da primeira-ministra Giorgia Meloni e confirmou um encontro dela com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião bilateral havia sido solicitada pelo governo brasileiro, por via diplomática, mas o governo italiano respondera que não havia compatibilidade de agendas.
- Lula na Itália: visita não inclui encontro com primeira-ministra de direita
- Lula desembarca em Roma; confira agenda de compromissos
O desencontro já havia sido confirmado pelo Itamaraty na última versão dos compromissos de Lula na Itália. Agora, Meloni encaixou ume encontro bilateral com o presidente Lula. Ela vai retornar de Paris para a reunião no Palácio de Chigi.
Meloni participou de compromissos em Paris nesta terça. Ele encontrou-se com o presidente francês Emmanuel Macron e promoveu ao lado de autoridades italianas a candidatura de Roma a sede da Expo 2030. Estava ao lado do prefeito de Roma, Roberto Gualteri, que já havia confirmado uma recepção a Lula.
O encontro deve marcar um momento de mais pragmatismo e menos ideologia entre os governantes de Brasil e Itália. Essa é a recomendação de diplomatas de lado a lado, já que Lula e Meloni divergem politicamente em uma série de questões. Para eles, será o momento de normalização das relações entre os líderes políticos do Brasil e da Itália.
Lula será recebido pelo presidente italiano, Sergio Matarella, pelo papa Francisco, por Giorgia Meloni e pelo prefeito Gualteri.
Saiba Mais
- Mundo Submarino argentino desapareceu em 2017 e foi encontrado 1 ano depois
- Mundo O que se sabe sobre os 5 ocupantes do submarino desaparecido em expedição ao Titanic
- Mundo Papa pedirá ajuda a Lula com ditadores Ortega e Maduro e falar da Ucrânia
- Mundo Teoria da conspiração afirma que Titanic nunca afundou
- Mundo Homem já tinha feito 30 expedições ao Titanic antes de submarino desaparecido
- Mundo Patrimônio ou exploração? Exibição de múmias gera debate no México
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.