ESPERANÇA

Satélite com mensagens de esperança do Papa Francisco é lançado ao espaço

As palavras do Papa constam em um nanobook, lançado ao universo. Nanobook é uma objeto de silício que tem aproximadamente dois milímetros por dois. Essa placa ficará em órbita no espaço

Correio Braziliense
postado em 14/06/2023 12:20 / atualizado em 14/06/2023 12:21
 (crédito: Andreas SOLARO / AFP)
(crédito: Andreas SOLARO / AFP)

Um satélite com uma tecnologia que "guarda" palavras de esperança proferidas pelo Papa Francisco, durante o auge da pandemia de coronavírus, foi lançado ao universo, por meio de um foguete da empresa Space X Falcon 9. O lançamento foi feito nesta segunda-feira (12/6), na base de Vanderberg, na Califórnia (EUA).

As mensagens do Papa poderão ser captadas por aparelhos de radioamadores em todo o mundo. Os recados do líder católico estão em órbita no universo por meio de um nanobook (nanolivro, em português), um objeto de silício que tem aproximadamente dois milímetros por dois.

A placa contém a mensagem do Papa e as imagens da Statio Orbis — evento de esperança promovido pelo Papa na Praça de São Pedro, em 27 de março de 2020, quando a humanidade enfrentava o auge da pandemia sem saber como se defender do vírus que levou à marte milhões de pessoas. 

O nanobook foi produzido pelo Centro Nacional de Pesquisa da Itália. A iniciativa de lançar mensagens do líder católico foi promovida pelo Dicastério para a Comunicação e coordenada pela Agência Espacial Italiana. O satélite enviado foi feito pelo Centro Politécnico de Turim e integra a missão especial Spei Satelles — guardião de esperança, em português. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação