COLÔMBIA

Mãe de crianças resgatadas da selva colombiana ficou viva por 4 dias

A informação foi revelada pela filha mais velha, Lesly Jacobombaire Mucutuy, de apenas 13 anos

Pedro Grigori
postado em 11/06/2023 16:14
 (crédito: HANDOUT / COLOMBIAN ARMY / AFP)
(crédito: HANDOUT / COLOMBIAN ARMY / AFP)

Magdalena Mucutuy, mãe das quatro crianças indígenas que ficaram 40 dias perdidos na selva amazônica, sobreviveu por quatro dias após a queda do avião, em 1º de maio. A informação foi revelada pela filha mais velha, Lesly Jacobombaire Mucutuy, de apenas 13 anos. 

"A única coisa que ela (Lesly) esclareceu é que sua mãe ficou viva por quatro dias. Então, antes de morrer, talvez a mãe tenha dito a eles: 'Vão embora que vocês vão encontrar quem é o pai de vocês' (...)", declarou Manuel Miller Ranoque, pai das crianças, em coletiva no hospital militar em Bogotá, onde as crianças estão em observação. Segundo o governo, eles estão “fora de perigo” e “felizes”. No entanto, ainda não conseguem ingerir alimentos sólidos e estão em “processo de recuperação”.

Além da mãe e das quatro crianças, um líder indígena e o piloto estavam no avião. Lesly, Soleiny, 9 anos, Tien Noriel, 5, e Cristin, 1, foram encontrados vivos na última sexta-feira (9/6), a cerca de 5km do local onde o avião caiu.

O ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, contou que foi Lesly, de apenas 13 anos, a responsável por cuidar e proteger os irmãos mais novos pelos 40 dias. "Precisamos reconhecer não apenas a coragem de Lesly, mas também sua liderança. Foi por causa dela que os três irmãos puderam sobreviver. Com seus cuidados, com o conhecimento da selva", disse o ministro. 

 

  • Sofia Petro (C), filha do presidente colombiano Gustavo Petro, cumprimentando uma das quatro crianças indígenas que foram encontradas vivas depois de ficarem perdidas por 40 dias na floresta amazônica colombiana após um acidente de avião Colombian Presidency / AFP
  • Crianças Selva Colombia Gustavo Petro/Twitter
  • One of the four Indigenous children who were found alive after being lost for 40 days in the Colombian Amazon forest following a plane crash, is stretchered out of a plane upon landing at the CATAM military base in Bogota on June 10, 2023. Four Indigenous children who had been missing for more than a month in the Colombian Amazon rainforest after a small plane crash have been found alive, President Gustavo Petro said on June 9, 2023. (Photo by Juan BARRETO / AFP) AFP
  • Nesta foto de apostila divulgada em 9 de junho de 2023 pela Presidência da Colômbia, militares atendem quatro crianças indígenas que foram encontradas vivas depois de passar mais de um mês perdidas na selva amazônica colombiana após a queda de um pequeno avião. Divulgação / Presidência da Colômbia / AFP

 

Cerca de 120 policiais uniformizados e 70 indígenas integravam a "Operação Esperança" de resgate. Mesmo assim, as buscas foram difíceis, pois a região onde a aeronave caiu é de vegetação densa, com árvores que atingem 40 metros de altura, e há a presença de onças, cobras e outros animais perigosos, além da chuva inclemente que impede de escutar possíveis gritos de socorro.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação