Vaticano

Em recuperação pós-cirúrgica, Papa Francisco cancela Angelus

O Papa recitará a oração do Angelus em particular. De acordo com o médico, ele está reagindo bem e se alimentando com dieta semilíquida

Renata Giraldi - Especial para o Correio
postado em 10/06/2023 16:29
 (crédito: Andreas SOLARO / AFP)
(crédito: Andreas SOLARO / AFP)

Em recuperação da cirurgia de hérnia a que foi submetido, o Papa Francisco, de 86 anos, cancelou a celebração do Angelus, neste domingo (11/6) na Praça de São Pedro. Seria a primeira missa após o Corpus Christi. Mas ele se viu obrigado a seguir as recomendações médicas. O Papa segue em convalescença, reagindo bem, entre o descanso e o trabalho e recebeu a Eucaristia na tarde deste sábado (10).

O Papa recitará a oração do Angelus em particular, segundo o médico Sergio Alfieri, cirurgião que operou o Santo Padre, informou ao Vatican News. “[O Santo Padre receitará] unindo-se espiritualmente, com afeto e gratidão, aos fiéis que desejam acompanhá-lo, onde quer que estejam."

De acordo com o médico, o Papa está se alimentando com dieta semilíquida. Os exames pós-operatórios e a radiografia estão bons.

"A equipe médica informa que a evolução pós-operatória do Papa Francisco continua regular. O soro já foi suspenso nos últimos dias e o Santo Padre está se alimentando com uma dieta semilíquida. Ele está apirético e hemodinamicamente estável”, diz o médico.

Recuperação

No último dia 7, o Papa Francisco foi submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. A operação foi planejada e necessária em decorrência a uma hérnia (laparocele encarcerada) que causava muitas dores e incômodo.

De acordo com Alfieri, o Santo Padre segue em “convalescença cuidadosa” para evitar tensão sobre a parede abdominal, permitindo que a rede protésica implantada e a faixa muscular afetada cicatrizem de forma ideal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação