A fumaça causada pelos incêndios florestais no Canadá, que deixou o céu de Nova York encoberto na quarta-feira (7/6), se estende pelo Atlântico e atinge a Noruega e parte da Groenlândia. Apesar disso, autoridades afirmam que a condição não deve causar problemas para as pessoas do país.
Nos Estados Unidos, a fumaça também se espalha. Alertas aéreos foram disparados em Minnesota e Massachusetts. Em Washington DC, a capital, a quinta-feira amanheceu com o céu bem alaranjado. Essa névoa espessa deixa o ar mais obscuro e torna a coloração do céu laranja.
Em Ontário, uma província no centro-leste do Canadá que faz fronteira com os Estados Unidos, uma camada de neblina cobriu partes de Ottawa e Toronto, fazendo com que as autoridades alertassem os moradores sobre a má qualidade do ar.
A situação fez com que toda a cidade de NY ficasse sob alerta de qualidade do ar devido à grande quantidade de fumaça. Manhattan também foi atingida, ficando com o céu escurecido.
Desde 1º de junho a fumaça se move sobre a Groenlândia e a Islândia. Além de causar problemas de saúde, as partículas de fumaça podem afetar negativamente o aquecimento global.
Céu laranja em NY
A Estátua da Liberdade e os arranha-céus de Manhattan foram tomados por uma névoa laranja e marrom. As máscaras, um pequeno vestígio da pandemia, começaram a reaparecer nas ruas.
A situação também afetou as viagens pelo local, fazendo com que a Agência de Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA) imobilizassem alguns aviões na região.
De acordo com a Agência France-Presse, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, e ofereceu "apoio adicional na resposta aos devastadores e históricos incêndios florestais".
O governo estadunidense também pediu à população de saúde frágil que "tomem precauções" em relação a qualidade do ar. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) informou à AFP que mais de 100 milhões de habitantes foram afetados na quarta.
Resgates no Canadá
No Canadá, mais de 20 mil pessoas foram resgatadas, sendo mais da metade em Quebec. O governo canadense ainda se prepara para retirar outras 4 mil.
Os incêndios no país estão sendo registrados desde o início do ano. Devido à sua localização geográfica, o Canadá aquece mais rapidamente do que os outros países do planeta.
Saiba Mais
- Mundo Qual a origem do mito das sereias
- Mundo Quatro crianças e um adulto são esfaqueados em ataque na França
- Mundo Papa Francisco tem noite tranquila após cirurgia, diz Vaticano
- Mundo Trump é investigado por ter levado documentos sigilosos para casa
- Mundo Um menino, seu pai e avô foram mortos em um bombardeio russo na Ucrânia
- Mundo Reservatório atacado na Ucrânia: veja antes e depois de explosão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.