VATICANO

Papa Francisco passa por cirurgia no estômago após síndrome "dolorosa"

O pontífice passará por dois procedimentos cirúrgicos de emergência e permanecerá no hospital por "vários dias" para a recuperação

Correio Braziliense
postado em 07/06/2023 07:47
 (crédito: SIMONE RISOLUTI / VATICAN MEDIA / AFP)
(crédito: SIMONE RISOLUTI / VATICAN MEDIA / AFP)

O Papa Francisco, de 86 anos, será submetido a uma cirurgia de urgência nesta quarta-feira (7/6), por estar em risco de obstrução intestinal. Segundo o Vaticano, o pontífice passará por uma laparotomia e uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. Os procedimentos foram planejados pela equipe médica nos últimos dias e são necessários por causa do agravamento dos sintomas.

A laparotomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura da cavidade abdominal. "A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa", informou o Vaticano.

O anúncio da cirurgia ocorre um dia depois do papa Francisco passar por exames de rotina no hospital Gemelli de Roma. Em julho de 2021, ele ficou quase 10 dias internado no mesmo hospital para uma cirurgia no cólon. No fim de março deste ano, o pontífice foi internado novamente para tratar uma infecção respiratória.

Apesar dos problemas de saúde, o papa Francisco mantém a rotina de viagens. O próximo destino previsto é Lisboa, em Portugal, de 2 a 6 de agosto, para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude. No mês seguinte, o pontífice visitará a Mongólia e Marselha — cidade do sul da França.

Com informações da AFP*

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação