REINO UNIDO

Web reage a estereótipos do Brasil em vídeo de empresa britânica: "Mico"

O vídeo do anúncio da novidade mostra a atriz Juliana Paes vestida com roupa de carnaval e dançando ao som de samba dentro de um avião. Internautas apontam que a propaganda reforça estereótipos

Correio Braziliense
postado em 06/06/2023 20:24
Os primeiros voos da nova rota da Virgin Atlantic Airlines começarão a decolar em maio do ano que vem. Juliana Paes participou do vídeo de divulgação -  (crédito: Reprodução/Twitter/@VirginAtlantic)
Os primeiros voos da nova rota da Virgin Atlantic Airlines começarão a decolar em maio do ano que vem. Juliana Paes participou do vídeo de divulgação - (crédito: Reprodução/Twitter/@VirginAtlantic)

A companhia aérea Virgin Atlantic Airlines, do Reino Unido, anunciou que vai começar a ofertar voos diários de Londres para São Paulo. Para compartilhar a novidade, a empresa postou um vídeo, na segunda-feira (5/6), que mostra a atriz Juliana Paes vestida com roupa de carnaval e dançando ao som de samba.

O anúncio, contudo, não foi bem recebido nas redes sociais graças ao vídeo usado pela empresa. No Twitter, internautas criticaram a iniciativa e apontaram que a propaganda reforça estereótipos sobre o Brasil e os brasileiros.

Além do samba e do brilho do carnaval, o vídeo também fala de maracás — que parece ser desconhecido para alguns internautas. Maraca ou maracá é um instrumento indígena semelhante ao chocalho. Ele é feito com uma cabaça oca e com pequenas pedras ou sementes dentro para produzir som.

Os primeiros voos da nova rota da Virgin Atlantic Airlines começarão a decolar em maio do ano que vem. "Nova cidade, novo país, novo continente. Estamos muito animados para voar para São Paulo, Brasil. Lar do samba, caipirinhas, praias, belezas naturais e uma rica história arquitetônica. Os primeiros voos decolam em 13 de maio de 2024 e começam a ser vendidos em agosto. Viva", escreveu a empresa.

Participação de Juliana Paes

A atriz Juliana Paes, que participa da propaganda, respondeu aos comentários que criticavam a apelação aos estereótipos e disse que a gravação do vídeo foi feita antes da pandemia. "A ideia era justamente zoar com esses estereótipos, fazer algo bem absurdo. Topei a brincadeira por isso. Mas depois de todos esses anos, o resultado não ficou como esperado. Uma pena, porque essa gravação foi bem divertida".

Outros usuários também apontaram que os elementos que aparecem no vídeo se relacionam mais com o Rio de Janeiro, e não com São Paulo. "Você não descreveu São Paulo, mas o Rio de Janeiro. O Rio é o lar do samba, caipirinhas, praias, belas maravilhas naturais e rica história arquitetônica", disse um internauta.

Veja a repercussão:

O Correio tenta contato com a Virgin Atlantic Airlines para comentar sobre o caso. O espaço segue aberto para possíveis manifestações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação