Um homem de 30 anos foi preso na Coreia do Sul, nesta sexta-feira (26/5), por abrir a porta de um avião da Asiana Airlines enquanto a aeronave estava no ar, o que causou pânico e problemas respiratórios nos passageiros que estavam no voo — pelo menos nove pessoas foram levadas ao hospital.
- Avião perde controle e sai da pista em pouso no Aeroporto de Salvador
- Um dos motores para, e avião que seguia de Amsterdam para SP retorna à Holanda
A polícia sul-coreana deteve o homem após o avião pousar em segurança na cidade de Daegu, no sudeste do país. Segundo a Asiana Airlines, o passageiro estava sentado na fileira em que estava a porta da saída de emergência lateral da aeronave.
Quando o avião estava em procedimento de pouso, o homem acionou a alavanca que abre a porta e os passageiros ficaram expostos a rajadas de vento intensas por três minutos. A aeronave estava, na ocasião, a cerca de 200 metros acima do solo. O episódio ocorreu por volta das 12h40 do horário da Coreia (0h40 no horário de Brasília).
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Correio Braziliense (@correio.braziliense)
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram passageiros próximos à porta sendo chicoteados pelo ar que entrava pela abertura. De acordo com a companhia aérea, acidentes mais graves não ocorreram porque os presentes estavam com o cinto de segurança — ação necessária para o pouso e a decolagem.
Um passageiro contou à agência de notícias Yonhap que achou que o “avião ia explodir” e que “parecia que os passageiros próximos à porta estavam desmaiando”. O homem também informou que a tripulação chegou a perguntar se havia um médico a bordo.
A prisão do homem foi anunciada pelo Ministério dos Transportes da Coreia do Sul, que informou, também, que o passageiro não informou o motivo de ter aberto a porta enquanto o avião estava no ar.