Autoridades russas afirmaram nesta segunda-feira (22/5) que um grupo de sabotagem ucraniano entrou na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, em meio a uma série de ataques em territórios da Rússia.
"Um grupo de sabotagem e reconhecimento do exército ucraniano entrou no distrito de Graivoron", indicou o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov. Este distrito russo fica a 65 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, ao oeste da cidade de Belgorod.
"As forças armadas russas, juntamente com os guardas da fronteira, a Rosgvardia (guarda nacional) e o FSB (serviços de segurança) estão realizando todas as medidas necessárias para liquidar o inimigo", informou Gladkov no Telegram.
- Explosões são ouvidas durante novo ataque da Rússia contra Kiev
- Chanceler russo fala em paz duradoura, mesmo que não seja agora
A AFP não conseguiu confirmar estas afirmações com uma fonte independente. Enquanto a Ucrânia se prepara para uma grande contraofensiva nas últimas semanas, o território russo tem sido alvo de um crescente número de sabotagens e ataques, que Moscou atribui a Kiev.
A Ucrânia nega qualquer responsabilidade nos ataques ou se absteve de comentar as ações. Esta não é a primeira vez que a Rússia denuncia a presença de um grupo de "sabotadores" em seu território. Em março, Moscou afirmou que um grupo de "sabotadores" ucranianos tentou entrar no seu território através da região fronteiriça de Briansk.