Após 70 anos, o Reino Unido terá um novo monarca coroado neste sábado (6/5). O rei Charles III e a rainha consorte cumpriram uma série de rituais e deixarão a Abadia de Westminster oficialmente rei e rainha. No entanto, apesar do evento ter atraído uma série de apoiadores da monarquia, os momentos antes da cerimônia foram marcados por protestos a favor do meio ambiente e antimonarquia.
Uma série de protestantes foram detidos pela polícia londrina. Muitos carregavam cartazes com a frase "Abolish the Monarchy" (Abolir a monarquia", em livre tradução) e "Not my king" ("Não é meu rei").
"Prenderam seis dos nossos organizadores e confiscaram centenas de cartazes. Não disseram o motivo da detenção nem para onde foram levados", declarou à AFP uma das centenas de pessoas que compareceram a 'Trafalgar Square' para o protesto convocado pelo grupo "Republic".
Outra manifestação também ocorreu nos arredores da Abadia de Westminster. Quase 20 membros do grupo ecologista "Just Stop Oil" também foram detidos e algemados na mesma área. As informações foram confirmadas pela AFP.
"Isto é algo que esperaríamos ver em Moscou, não em Londres", disse Yasmine Ahmed, diretora da ONG Human Rights Watch. "Os protestos pacíficos permitem exigir que os que estão no poder sejam responsabilizados, algo a que o governo do Reino Unido parece cada vez mais relutante", acrescentou, em referência a uma nova lei aprovada esta semana que dá mais poderes à polícia contra as manifestações.
*Com informações da Agence France-Presse