COROAÇÃO DO REI

Manifestantes pró e contra Lula tumultuam em frente da casa do primeiro-ministro

Cerca de 30 pessoas e posicionaram em frente à residência oficial do primeiro-ministro do para protestar contra a presença do presidente Lula. Ele encontrará o rei Charles III no Palácio de Buckingham

Londres — Diante de um forte esquema de segurança, cerca de 30 pessoas se posicionaram em frente à residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, na 10 Downing Street, para protestar contra a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois líderes têm um encontro bilateral nesta sexta-feira (6/5) para tratar de temas como a guerra da Rússia com a Ucrânia e o aprofundamento das relações comerciais entre o Brasil e Reino Unido.

Aos gritos de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão e Lula é um gângster”, tentavam se contrapor à calorosa recepção que o presidente brasileiro teve na chegada ao hotel onde está hospedado. Lá, aproximadamente 40 apoiadores do petista deram boas-vindas a ele e ressaltaram a importância de o brasileiro estar de volta à Inglaterra com uma agenda robusta. “Lula é um grande líder, do tamanho que o Brasil necessita”, destacou a ativista Vera Jus, da AfroID de Identidade. Os apoiadores de Lula também marcaram presença em frente à residência de Sunak. Houve início de tumulto entre os dois grupos, o que exigiu reforço policial.

Segundo o assessor especial para assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, o Brasil sempre teve ótimas relações com os britânicos, mas, agora, há temas importantes a serem tratados. Ele, porém, não deu detalhes da conversa entre Lula e Sunak. “O Brasil estava afastado do mundo. Agora, está chegando perto”, disse ao Correio. “Com a coroação (do rei Charles III), muitos líderes estão aqui. Há muito o que conversar”, acrescentou.

Vicente Nunes/CB/D.A Press - Apoiadores do presidente Lula em Londres

Além do encontro com o primeiro-ministro, o presidente brasileiro terá encontro com o rei Charles III no Palácio de Buckingham. Apenas uma dezena de líderes mundiais foram convidados para essa reunião. Há mais de 100 governantes inscritos para participar da coroação, que ocorrerá na manhã de sábado (6/5).

Lula sendo recebido pelo primeiro-ministro do Reino Unido: