A Rússia distribuiu 1,5 milhão de passaportes nos territórios ocupados por suas tropas na Ucrânia, informou o primeiro-ministro Mikhail Mishustin nesta terça-feira (30).
Vários habitantes das regiões ocupadas disseram à AFP que foram pressionados a obter documentos russos, já que são necessários para muitos procedimentos administrativos.
"Desde outubro, cerca de 1,5 milhões de pessoas das novas regiões receberam passaportes russos", declarou Michustin em uma reunião do governo.
Saiba Mais
O ministro referiu-se às regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson, que estão controladas pelos russos.
A Rússia afirma ter anexado as quatro regiões, embora não tenha controle total sobre esses territórios.
"É importante que todos os seus moradores sintam as verdadeiras mudanças que estão ocorrendo nas cidades e vilas, que vejam que as ruas e casas estão sendo reconstruídas", pontuou o ministro russo.
A Rússia distribui passaportes para moradores de áreas controladas por separatistas russos há anos no leste da Ucrânia e na península da Crimeia, anexada em 2014.
A União Europeia (UE) alertou que não reconhecerá passaportes russos emitidos nas regiões da Ucrânia - ocupadas por Moscou.
Saiba Mais
- Política CPI que pretende investigar ONGs na Amazônia será instalada dia 13
- Economia Governo poderá apoiar PL dos agrotóxicos se houver adequação, diz Fávaro
- Política No STF, governo defende que demarcação fique no Ministério dos Povos Indígenas
- Política Deltan Dallagnol é intimado a depor na Polícia Federal
- Diversão e Arte Sia revela diagnóstico de autismo durante conversa em podcast
- Mundo MP da Argentina descarta motivação política em atentado contra Kirchner
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.