RÚSSIA

Rússia afirma distribuição de passaportes em territórios ucranianos

Habitantes das regiões ocupadas disseram que foram pressionados a obter documentos russos, já que são necessários para procedimentos administrativos

Agence France-Presse
postado em 30/05/2023 21:34
 (crédito: DMITRY ASTAKHOV)
(crédito: DMITRY ASTAKHOV)

A Rússia distribuiu 1,5 milhão de passaportes nos territórios ocupados por suas tropas na Ucrânia, informou o primeiro-ministro Mikhail Mishustin nesta terça-feira (30).

Vários habitantes das regiões ocupadas disseram à AFP que foram pressionados a obter documentos russos, já que são necessários para muitos procedimentos administrativos.

"Desde outubro, cerca de 1,5 milhões de pessoas das novas regiões receberam passaportes russos", declarou Michustin em uma reunião do governo.

O ministro referiu-se às regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson, que estão controladas pelos russos.

A Rússia afirma ter anexado as quatro regiões, embora não tenha controle total sobre esses territórios.

"É importante que todos os seus moradores sintam as verdadeiras mudanças que estão ocorrendo nas cidades e vilas, que vejam que as ruas e casas estão sendo reconstruídas", pontuou o ministro russo.

A Rússia distribui passaportes para moradores de áreas controladas por separatistas russos há anos no leste da Ucrânia e na península da Crimeia, anexada em 2014.

A União Europeia (UE) alertou que não reconhecerá passaportes russos emitidos nas regiões da Ucrânia - ocupadas por Moscou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação